A Saúde do RN Não Está na UTI por Falta de Vagas... Enquanto isso os pacientes morrem a espera de vagas nos hospitais! [EC]
 
               
                Esta foi uma semana difícil para minha família. Na madrugada de terça-feira mamãe passou mal e foi em busca de socorro no hospital de Caraúbas(ela havia ido visitar os filhos que moram lá). O médico de plantão transferiu-a para Mossoró, pois, segundo ele, ela estava muito mal e lá não tinha condições de atendimento.
                
               Chegando a Mossoró ela foi atendida no Hospital Regional Tarcisio Maia, tomou uma medicação para controlar a pressão, fez um eletro e foi mandada para casa. No mesmo dia ela foi ao cardiologista. Ao olhar o eletro ele constatou que ela estava infartada e precisava de UTI urgente. Não havia vaga nas UTI’s de Mossoró. Neste meio tempo, minha irmã (que é vice-prefeita de Frutuoso Gomes, correligionária do governo) e meu cunhado que tem amigos políticos ligaram para seus líderes, que ligaram para o hospital e pediram que fossem tomadas as providências. 

                Sábado à noite e domingo de madrugada, ainda esperando vaga na UTI, mamãe sofreu vários angio infartos(não sei se é assim que se escreve).  Passou a respirar com ajuda de aparelhos e, por alguns momentos, acreditamos que ela morreria ali, em nossos braços. Às 19h surgiu a vaga na UTI de outro hospital e ela foi transferida. 
 
               O que eu quero mostrar com este relato é que enquanto os políticos ficam fazendo uso do poder que lhe é conferido pelo povo, ligando para aqueles que ocupam cargos indicados por eles, os hospitais não possuem estrutura para receber os pacientes. Não adiantou os deputados, secretários,  presidentes de partido ou governador ligarem para o diretor do hospital e pedir providências. Vagas em hospitais, médicos em número suficiente para atender a população, não saem magicamente da cartola, o que eles precisam fazer é equipar os hospitais, aumentar o número de médicos e humanizar o serviço. Pois, TODOS precisam de ATENDIMENTO, não apenas seus apadrinhados. 
      
          Apesar de todo nosso desespero, nós tínhamos consciência que a fila de espera precisava ser respeitada. E foi em nome desse respeito que pedi a eles que se quisessem realmente ajudar procurassem um médico que viesse fazer os procedimentos que mamãe precisava, ou mandassem dinheiro para fazermos particular, o que logo descobrimos não ser possível, não havia vagas nas UTI’s da rede privada e, como o quadro se agravara ela não podia ser atendida com segurança fora da UTI. Era o CAOS.
   
             Eu, aliás, a família, agradece a todos que tentaram, de uma forma ou de outra, conseguir esta vaga, mas que este episódio, que infelizmente não é um caso isolado, sirva para mostrar a estes senhores que o poder, em alguns casos não resolve. O que resolve é a ação.  É trabalho. Seriedade. Compromisso e respeito ao povo. Da lista que havia quando mamãe chegou, três faleceram antes de conseguir a vaga. Hoje, logo cedo, surgiu uma vaga na UTI do hospital onde ela estava internada, mas foi para um paciente que ficou quase quatro horas no centro cirúrgico, depois da cirurgia, porque só podia sair de lá para UTI e não havia vaga. 
            
               Enquanto escrevo penso naqueles que continuam lá esperando, em seus familiares e me pergunto quantos ainda morrerão não de infartos, AVC’s, traumatismo, mas vítimas de um sistema de saúde que não funciona. Neste momento mamãe está na UTI, seu estado ainda é gravíssimo, o médico disse que ainda não dá para avaliar a extensão provocada pelo infarto, já que ela não recebeu atendimento nas seis primeiras horas, mas estou aliviada porque ela sobreviveu a espera e sua vaga na UTI não foi por favorecimento político, mas por indicação médica.
            
               Este incidente serve para nos mostrar que alguns impedimentos são legalizados pela dinâmica da vida e nem mesmo o poder constituído e sua arbitrariedade é capaz de transpô-los.



Mossoró -RN, 03/05/2010.
00h21. 

 
 
Este texto faz parte do Exercício Criativo - Impedimentos Legais. Saiba mais, conheça os outros textos: http://encantodasletras.50webs.com/impedimentos.htm      


N.A: Amigos, sei que meu texto fugiu do tema. Até pensei em ficar de fora deste exercício, mas como mamãe está na UTI e não posso ficar ao lado dela, tentei desabafar a anigústia vivida nestes dias escrevendo sobre o que vi, senti. Sei que ainda escreverei sobre o assunto com outras abordagens, mas, no momento, é só o que consigo, ainda estou sob o efeito doscinco dias/noites no hospital.
Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 03/05/2010
Reeditado em 21/04/2012
Código do texto: T2234088
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.