CONJUNTO ARQUITETÔNICO IGREJA DE SÃO FRANCISCO E O CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO DO ESTADO DA PARAÍBA

A Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio compõem o belíssimo conjunto arquitetônico localizado no Estado da Paraíba, cidade de João Pessoa na confluência da Rua D. Ulrico com a Duque de Caxias. Este conjunto arquitetônico é formado pelo Adro, espaço externo em volta da igreja constituído de duas grandes muralhas, contendo painéis de azulejos portugueses do século XVIII trabalhados pelo português Policarpo de Oliveira Bernardes, Igreja, Convento e Cruzeiro.

A referida edificação com características do fiel barroco rococó foi erguida por frades franciscanos em 1589 e sua obra foi finalmente concluída em 1788, portanto, quase duzentos anos para conclusão de tão preciosa obra, considerada por alguns autores (Rodriguez, 1992) como o maior monumento em estilo barroco da América Latina, o Conjunto Arquitetônico foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1952.

Na entrada do Adro encontra-se o imponente Cruzeiro de São Francisco de Assis que se constitui o único de João Pessoa, logo a seguir estende-se o Adro com suas muralhas azulejadas que já sofreram reconstituição e restauro devido aos estragos atrelados ao vandalismo e as condições naturais que estragam a azulejaria do Adro que representam cenas da Paixão de Cristo.

Os azulejos lusos estão presentes em diversas áreas do complexo, a saber, nave, claustro e sacristia, entre outras simbolizando deste modo o estilo Barroco no estado.

A história conta que o convento foi residência dos franciscanos, por muito tempo até que foram expulsos pela Côroa Portuguesa, o Império posteriormente instalou uma Escola de Aprendizes da Marinha e um Hospital Militar, depois o espaço foi utilizado para um Seminário e Colégio Diocesano, foi por 70 anos locais de funcionamento de algumas instituições do estado, enfim em 1979 o local foi fechado para serem feitas as devidas restaurações, para finalmente ser aberto em março de 1990 e funciona como Centro Cultural de São Francisco.

Atualmente o espaço funciona aberto a visitações que são conduzidas por guias capacitados e especializados em relatar com detalhes a história do monumento e vez por outra local abre espaço para variadas mostras de eventos culturais.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 07/05/2010
Reeditado em 07/05/2010
Código do texto: T2241691
Classificação de conteúdo: seguro