Internet: meio de diversão ou de agressão?

O uso da internet tem causado inúmeros problemas para muitos usuários da rede. Entre esses problemas está a agressão on line, que faz com que pessoas que desejam estabelecer novas relações se sintam amendrontadas e inseguras. Muitos sites favorecem esse tipo de vandalismo, que atinge emocionalmente quem é agredido e reforça a prepotência impune de quem agride.

Muitos internautas têm como hobby o assédio moral e a agressividade e praticam-no participando diariamente em sites de relacionamento e de salas de bate-papo. Tais indivíduos usam tais espaços para exercer esse tipo de abuso adotando atitudes ofensivas, que vão desde pequenas indelicadezas até o uso de palavras de baixo calão. De fato, seja ameaçando os outros, seja proferindo palavrões, esses covardes vão, aos poucos, unindo-se em gangues virtuais, que têm como único objetivo agredir e assustar inocentes, espalhando medo e insegurança.

As pessoas que agem assim acreditam que nunca serão descobertas – e que, se o forem, jamais serão punidas –, pois a internet é um território de ninguém, que, de certa forma, acoberta esse tipo de comportamento, dando guarida e liberdade total a quem procura por ela. Ao proporcionar um esconderijo que propicia o anonimato e a impunidade, a rede possibilita que indivíduos que carregam consigo ódio e crueldade exerçam sua agressividade gratuita e sem sentido, muitas vezes por causa de uma simples foto, um ciúme infantil ou uma revanche por um time de futebol.

Para esses indivíduos, a internet é um meio de desforra, de desrecalque para as frustrações. São seres solitários que buscam uma maneira de atrair para si o que mais lhes falta: atenção do outro, carinho e respeito, mas que só conseguem o desprezo daqueles a quem agridem. Responder às agressões talvez não seja a melhor atitude, pois isso poderia desencadear uma briga que resultaria em tragédia, deixando cicatrizes incuráveis. Acredito que a atitude mais sensata diante desses abusos seria simplesmente ignorar a existência do “agressor virtual”, pois esse comportamento, que já o acompanha há anos, muito antes da chegada da internet, dificilmente vai mudar. É possível que essa mudança só ocorra mesmo quando ele notar que perdeu tempo, amigos, dignidade e desperdiçou momentos que poderiam ter sido aproveitados fazendo novos amigos.

Francine

Escrito em 09/07/2007

*********************************

Essa redação foi feita exclusivamente para um concurso, era a primeira fase.Eu passei nessa fase, mas infelimente não obtive aprovação na segunda e última fase do concuro.

Essa redação foi corrigida pela minha dinda e depois de algumas correções gramaticais ficou assim.Espero que vocês gostem.

Franzaynnie

************************

Fran Maloukety
Enviado por Fran Maloukety em 12/05/2010
Reeditado em 13/05/2010
Código do texto: T2253551
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.