Um TALENTO vergonhoso

A mentira tem forte estrutura no universo do psicopata. Ele cresce desenvolvendo novas formas de apresentá-la, pois ser o mais perfeito e detalhado possível na mestria de enganar é um importante objetivo constante para si.

Não estou falando de doentes mentais que sofrem psicoses, e delírios que não raciocinam o que é certo ou errado, assim imaginando histórias. Cito apenas um tipo de comportamento, de indivíduo que sabe o que faz, e o faz apenas no momento oportuno sem qualquer delírio, á sangue frio, sempre calmo e presumido. Que entende, compreende, aprende, e desenvolve com talento suas funções.

Uma pessoa comum e sensível, quando fala uma mentira tem insegurança e pleno receio nisso, pois um indivíduo normal sente á princípio vergonha da mentira principalmente na possibilidade de ser descoberto. Já um psicopata apresenta total segurança, tanto nas poucas verdades, quanto no que tem como base para sua vida seguir "muito bem", a mentira. Se for descoberto, normalmente mostra uma das duas reações seguintes; pouco se importa e não se justifica, ou á justifica com mais destreza no que sabe fazer bem.

Na vida social, absorver o ponto fraco das pessoas sempre será para ele um sinal precioso, para facilitar a introdução de suas práticas mentirosas naquela vida. Com cuidado e medição exata de onde pisar e como se aproximar, assim entra na vida das pessoas. E conhecendo-as bem, traz sofrimento e desordem na vida de quem ele consegue uma brecha que mostre nas vítimas suas maiores debilidades, tristezas ou fraquezas. Tudo consegue sorrateiramente com a mentira engajada.

Um ponto que podemos diferir entre as pessoas de modo geral, e identificar quem é psicopata de quem não é, analisando aquelas que as mentiras são claramente notáveis, se percebe na freqüência que mentem. É possível entender que se aproxima a possibilidade de ser um psicopata alguém que mente todos os dias, em uma seqüência sem qualquer aparente ou vaga justificativa.

Também se pode confundir com aquelas pessoas que tem suas manias absurdas de mentir, as chamadas mitomanias, que se caracteriza pela psiquiatria como doença e não evidencia o comportamento que apresento nesse tópico. Os mitômanos têm sensibilidade, amam, eles sentem, caso contrário sem a existência do “sentir”, restará a forte hipótese da pessoa ser mais um psicopata.

Viviane A
Enviado por Viviane A em 26/05/2010
Código do texto: T2280072
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.