O Solista, comentário ao filme.

A esquizofrenia, doença ao qual um dos aspectos é o ouvir vozes, foi muito bem demonstrada no filme: O Solista. Se baseia em um diálogo entre um jornalista e um morador de rua que tem este déficit e toca de modo magistral um violino.

Gostaria de comentar uma cena marcante que foi o momento que a irmã do solista vai levar alimento em um porão, onde ele esta, mas este ouve vozes dizendo que aquele continha veneno e que ele iria morrer se o tomasse, então num impulso começa a forçar a irmã a tomá-lo.

Este transtorno é muito influenciado por problemas neurais, é "criado" um mundo a parte causando um sofrimento muito dolorosa para quem passa por estas situações. O comportamento humano tem uma influência bem significativa se pensarmos na neurociência, mas também há o lado social onde equipes de saúde podem amenizar estas dores e no filme percebemos que a amizade é um fator decisivo para se ter momentos melhores e mais dignificantes.

Convido os leitores a assistirem este belo filme e a refletirem em como tratamos na nossa sociedade as pessoas com algum problema de ordem mental.