Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Trabalho com Movimento Corporal

Definir movimento como sendo uma manifestação do corpo é o mesmo que falar que uma planta é um ser vivo, composto de raiz, caule, folhas e flores.

Movimento é isto e muito mais, da mesma forma como a planta é também a luz, a seiva, a sombra e o tremor das folhas ao balanço do vento, movimento é ação e reflexão, ou seja, a práxis da vida.

Ao movimentarem-se, as crianças expressam seus sentimentos, suas emoções e seus pensamentos, ampliando assim, as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais.

O movimento humano é mais do que o simples deslocamento do corpo no espaço, constitui-se de uma linguagem que permite que as crianças ajam sobre o meio físico e atuem sobre o ambiente humano.

Do ponto de vista das crianças o movimento torna-se uma das bases fundamentais para trabalhar qualquer disciplina, principalmente nas séries iniciais, por trazer algo que é fundamental em seu desenvolvimento.

Pego-me a perguntar o que seria tão especial para nossos alunos, que deixamos passar despercebidos em nossas aulas tradicionais com lousa e giz enclausurados na sala de aula?, Vejo que, o que mais interessa qualquer aluno na realização de uma determinada tarefa é o “PRAZER” em realizá-la, da mesma forma à qual tem prazer em jogar futebol livremente no campinho de areia em frente a sua casa, ou mesmo brincar com bonecas em seu quarto – em se tratando de alunas do sexo feminino, nossos alunos esperam aulas prazerosas que possamos proporcionar-lhes a liberação de toda energia que acumulam durante sua vida.

Mas como faremos tal descarga energética, permanecendo no tradicionalismo apregoado de uma visão onde este é o método correto de ensinar.

As notáveis análises realizadas por Piaget ressaltam os laços que existem entre a intuição lógica e o movimento. Em sua tese sobre o processo de apropriação que a criatura faz em relação à aquisição do conhecimento, Piaget coloca que este não é dado ao nascer e nem adquirido, mas sim construído ao longo de seu desenvolvimento.

Desde o inicio do desenvolvimento motor, inicia-se o processo de socialização do aluno, uma vez que o movimento da pessoa só pode ser pensado pela e na relação com a outra pessoa, nesta relação de combinação com outras pessoas que o homem se realiza.

Conseqüentemente como a escrita e como a linguagem, movimentar-se é essencialmente um modo de expressão e de comunicação pessoal.

Antes que a criança aprenda a escrever é necessário proporcionar-lhe uma motricidade espontânea, coordenada e rítmica, que será o melhor aval para evitar os problemas de disgrafia. Ficando esclarecido que, para a criança desenvolver suas capacidades de leitura e de escrita com maior êxito, é necessário desenvolver antes sua linguagem corporal, tornando desta maneira o trabalho com movimento corporal vital no processo de ensino-aprendizagem do aluno.

Para tanto, é necessário que nós professores, sejamos capazes de enxergar quais são as necessidades reais de nossos alunos, traçando metas com esta “nova” modalidade de ensinar. Ensinaremos então, a partir do conhecimento do corpo do próprio aluno, desmistificando assim que, para se obter bons resultados nas séries iniciais faz-se necessário o uso de instrumentos tecnológicos como material de ensino. Nesta visão, deixo como suplemento que material de ensino para nossos alunos, seria nossa capacidade de raciocinar e refletir em como poderei ajudar meu aluno a s desenvolver integralmente.


Guilherme Lima
Enviado por Guilherme Lima em 10/06/2010
Código do texto: T2310992

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Referência Bibliográfica). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Guilherme Lima
Paraguaçu Paulista - São Paulo - Brasil, 30 anos
24 textos (26069 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/17 10:13)
Guilherme Lima