Brinquedo e Educação

Entre jogos educativos que os adultos delimitaram como sendo para crianças, destacam-se nitidamente grandes clássicos como o dominó e memória.

Trataremos do jogo da memória, ele é muito apreciado pelas crianças por ter o potencial de estimular as crianças a raciocinarem, salientando o trabalho com a leitura de imagens realizada pelas crianças em idade escolar.

Deve-se notar que algumas crianças confundem o nome dos jogos, outras dizem conhecer o jogo, sendo incapazes de explicar suas regras, isso porque estão em plena aprendizagem.

Os chamados jogos educativos são remetidos á um espaço familiar, por serem jogos que foram passados de gerações em gerações, e não possuírem nenhuma característica eletrônica. Por não manter características eletrônicas, o jogo educativo raramente é o preferido das crianças, que quase nunca o pedem.

Os raros jogos educativos citados como jogos preferidos não entram realmente nesse quadro. São percebidos como lúdicos e atrativos para as crianças e elas jogam mais com os amigos, aqui podemos dar como exemplos o mexe – mexe, e loto dos aromas.

Parte das crianças tem consciência de certa forma da aprendizagem por intermédio desses jogos, pois com o mexe – mexe podemos aprender a ler, a escrever e a conhecer as palavras, com o dominó podemos aprender a contar os pontinhos. Algumas crianças chegam a especificar que isso “pode ajudar a ir melhor nas aulas” e que “é bom porque não sei ler, nem escrever muito bem”, porém , para outras crianças trata-se simplesmente de “jogos de brincar”.

O grande “Mito” ou “Problema” que nós professores encontramos quando introduzimos esta modalidade de jogos em nossas aulas, é a visão errônea dos alunos para com estes, sendo que a maior parte dos alunos questionados especificaram que os jogos para aprender são destinados a crianças menores. E sendo cada vez mais cedo os contatos com outros tipos de jogos que não os educativos, as crianças saem do foco do aprendizado e entram no caráter lúdico da ação de brincar.

O que devemos mostrar a nossos alunos é a importância destes jogos para com sua aprendizagem, desta maneira poderemos trazer a tona toda aquela euforia dos jogos que são realizados externos ao contato com o computador.