Ser um Educador

"Quando, em 1984, ingressei-me no Curso de Educação Física da UFMG, tinha um único objetivo profissional: tornar-me um bom técnico de voleibol. Entretanto, durante o curso, conheci as diversas possibilidades de atuação do profissional de Educação Física e isto causou uma completa mudança em meus interesses. Quando me formei, queria ser um professor de natação.

Comecei a trabalhar em um Clube, onde era responsável pela organização de eventos esportivos, além de dirigir uma Colônia de Férias e ministrar cursos de natação para crianças e adultos. Estava adorando. Entretanto, poucos meses depois, fui chamado a substituir um professor de Educação Física pré-escolar e de primeiro grau, num colégio particular. Embora sabendo que a Universidade não me preparou bem para atuar neste campo específico, fui à luta, correndo atrás dos conteúdos e de tudo que pudesse me auxiliar nesta nova área. Apaixonei-me pela Educação Física Acadêmica, o dia-a-dia com os alunos, a afetividade, a amplitude das atividades que poderia desenvolver na escola.

Hoje, continuo cada vez mais apaixonado pela minha profissão, com mais conhecimentos na área, mais experiência , mais segurança. Estou sempre buscando o meu aperfeiçoamento, não só por mim, mas, principalmente, pelos meus alunos, que merecem aulas de boa qualidade, um professor que os respeite, que os estimule, que realmente goste deles. Na Escola, sinto-me realmente um educador."

Lúcio Fonseca e Rodrigues

Fevereiro de 1995.

***

Meu filho, é grande o meu orgulho por você! Onde estiver, sei que está feliz!

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 16/09/2006
Código do texto: T241991
Classificação de conteúdo: seguro