A IMPORTANCIA DA CULTURA REGIONAL PARA O TURISMO

Ao falar da importância da Cultura Regional para o turismo faz-se necessário expressar o conceito de cultura, o que se pode esboçar é que o referido conceito é multidiscursivo, visto que cada autor tem a sua opinião própria gerando diversidade de idéias, constituindo conteúdos diferenciados, entretanto, todos os teóricos concordam que a cultura é a manifestação da identidade de povos ou grupos, também concordam que é através da cultura que se conhece a história de cada povo, a cultura é parte de uma estrutura de organização de fatos que se encadeiam para explicar nos planos atuais acontecimentos do passado de cada grupo, povo, etc.

Seguindo caminhos a fora na observância de frases para conceituar cultura, entende-se que esta é o modo de vida característico de indivíduos, grupos e povos, seus saberes e fazeres, ou seja, manifestações de toda ordem que os identificam e os distinguem de outros povos.

Expressou-se o conceito de cultura, todavia, o que seria Cultura Regional? A Cultura Regional é a cultura de cada localidade, exemplo, a Cultura Paraense, a Cultura Gaúcha, a Cultura Baiana e assim por diante.

Como cada povo tem sua cultura, que os identifica e os distingue como já citado outrora neste trabalho, esta se torna a característica principal para aguçar a curiosidade de turistas que vêem na diferenciação de culturas o atrativo que precisam para investirem em suas viagens, deste modo, em se tratando do Estado do Pará é comum, turistas virem ao local, atraídos pelas danças como a Marujada, Patrimônio Cultural da cidade de Bragança, o Lundu, o Carimbó, festas religiosas e a vasta Gastronomia, entre outros.

Percebe-se que em se tratando de gastronomia paraense, no que se refere às frutas exóticas, encontram-se o cupuaçu e o Bacuri como as preferidas dos turistas, sem menosprezar outras tão importantes quanto às relatadas neste texto.

São tantas as motivações dos turistas para com as viagens, porém, não há dúvida, que entre tantas motivações, a troca de experiências, a troca de culturas, constituindo o que se chama de transculturação, passa a ser de grande relevância tanto para o turista quanto para as populações da localidade receptora.

Não se pode esquecer que o turismo enquanto fenômeno social acelerador da dimensão econômica gera impactos positivos e negativos, este último é um tanto desconhecido por pessoas que não são da área do turismo, a grande maioria das pessoas fora da área somente vislumbram os impactos positivos.

Um grave impacto causado pelo turismo, quando não há planejamento turístico na localidade receptora com relação à cultura é o processo de Aculturação, onde as populações locais perdem o seu modo característico de vida, abandonando sua cultura e assimilando a cultura do visitante, o que se constitui em perda cultural para àquele povo, o que não é benéfico para sua identidade.

Quando se pensa em turismo local sobre o global, está se pensando em salientar os atrativos desse “local”, a fim de fomentar o turismo no mesmo, assim aspectos da sua cultura como linguajar, festas folclóricas, gastronomia, patrimônios históricos, saberes e fazeres, lendas e mitos, todo um conjunto de manifestações deverão ser preservados e mantidos no tempo e no espaço, a fim de que não se perca a história de um povo, embora saibamos que a cultura possui certo grau de dinamismo e acompanha processos evolutivos, observa-se que a essência se mantém para que grupos não percam sua identidade e sua memória.

A preservação cultural fomenta o turismo, este move o aspecto econômico das sociedades, gerando emprego e renda, desde que bem planejado pelas políticas públicas, evita a saturação do local, acelera a melhoria de infraestruturas, enfatiza a Educação Ambiental, valoriza o patrimônio histórico, possibilita a segurança pública e acima de tudo fortalece a memória e a identidade de um povo.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 25/08/2010
Código do texto: T2457711
Classificação de conteúdo: seguro