TEMA: Vídeo assistido em sala de aula, Os seis Pilares do Caráter, do comportamento humano.

• Explique de forma simplificada como a Ética é conceituada no vídeo.

Sendo a Ética o modo de agir do indivíduo em sociedade, de acordo com a situação, o vídeo mostra seis pilares básicos do caráter humano como base para a prática da Ética. Estes pilares são construídos ou aprendidos e adquiridos ao longo da vida do ser humano, de acordo com a educação que este recebe quando ainda em idade prematura forma o seu caráter e a sua personalidade, uma vez o caráter formado o acompanha para a vida toda e como o homem é um ser pensante e consciente a tendência é aprender e aprimorar cada vez mais seus conhecimentos, fortalecendo seu caráter e aplicando a ética no dinamismo das relações interpessoais no trabalho e na sua vida familiar.

• Quais os pilares da ética citados no vídeo? Como estes pilares podem nos fortalecer como profissionais?

Os seis pilares básicos citados no vídeo são: Confiança, Respeito, Responsabilidade, Justiça, Cidadania e interesse.

Dentro de contextos profissionais sólidas bases de caráter humano fortalecem relações, impõe excelente reputação, além de contribuir para um convívio social com interatividade de boa qualidade, Visando atender na base da ética profissional todas as atividades ligadas ao setor das diversas profissões existentes, cada qual com seu código de ética relacionado.

Dentro da confiança entendemos que há a predominância da Lealdade, Integridade, honestidade, Cumprimento da promessa que são predicados indispensáveis para o cumprimento do dever profissional do indivíduo em sociedade.

Ainda dentro de esse contexto, falar de respeito é falar de ética, não há ética sem respeito, Respeitar o ser humano como um todo é reconhecer e aceitar a teoria do pluralismo social.

Sem responsabilidade não há como manter o profissionalismo dentro da ética, uma vez que, ela norteia a conduta do indivíduo na empresa ou instituição onde este exerce sua atividade profissional, a responsabilidade mostra que a pessoa realmente se interessa pela empresa, toma iniciativas, denota lealdade, pois quem foge da responsabilidade não está sendo leal.

• O vídeo fala em justiça e responsabilidade. Explique o que estas duas palavras têm haver com a ética profissional.

A responsabilidade é a obrigação de responder pelas suas próprias ações, em quanto à justiça consiste em você se colocar no lugar do outro, a utilização de ambas dentro de um contexto profissional dá suporte para o indivíduo agir com ética, melhorando seu comportamento pessoal com o propósito do cumprimento dos deveres profissionais em sociedade, outrora, citado na resposta da questão anterior.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 26/08/2010
Código do texto: T2460824
Classificação de conteúdo: seguro