Carta-protesto contra as situações apresentadas no filme TROPA DE ELITE

Belém, 21 de outubro de 2008,

Prezados Senhoras e Senhores,

Estamos por meio desta fazendo um protesto com relação ao comportamento dos personagens do filme Tropa de Elite. O filme é uma agressão à moral e aos bons costumes, além de chocar com suas inúmeras cenas de violência, na havendo o devido respeito pela vida humana.

O filme mostra o comportamento corruptível da policia tradicional do Rio de Janeiro, em pleno exercício da função havendo predominância de falta ética profissional, principalmente, nos escalões mais elevados da policia.

Em meio a setecentas favelas do Rio de Janeiro, onde o tráfico corre solto, a policia é conivente com a situação, pois, deixam-se corromper, aliviando o tráfico.

Um outro fato que detona um comportamento não assertivo dos homens da lei é o “cambalacho” feito nas viaturas, tudo em prol de pequenos ou grandes retornos para os seus próprios bolsos. Observamos em todos os momentos do filme a falta de honestidade, por parte de quase todos os integrantes.

Em todas as situações apresentadas presenciamos o mau uso da liberdade, até mesmo por aqueles policiais das Operações Especiais, que estão no cargo após terem passado por treinamentos pesados e provarem que não são corruptos, estes, de certa forma também extrapolam no uso da liberdade que lhes cabe, quando com agressões, sem respeito e nem senso de justiça, espanca e violentam seres humanos, mesmo estes sendo bandidos e traficantes.

Atenciosamente,

Existe algum profissional ético no filme?

Para mim esta resposta é muito pessoal, quero respondê-la como se eu estivesse, realmente, diante de meu interlocutor, com muita sinceridade e clareza, sem preocupações com erros ou acertos.

Em minha opinião, o Nascimento é um profissional ético por ele ser bom caráter, amigo, companheiro, não é má pessoa, não é corrupto, tem sentimentos, porém, a profissão dele exige determinação, fortaleza, dureza nas atitudes, severidade, e, em nome desta profissão ele age, impiedosamente, com os traficantes, não sei se este procedimento o mostra menos ético, em outra profissão talvez sim, mas, nesta de capitão do BOPE, para mim essa é a ética, não concebo a idéia de ser diferente porque bandido não livra a vida de ninguém, para quem está dentro de seu lar confortavelmente e nunca passou por determinada situação é muito fácil criticar a policia. Do mesmo modo age Matias, este mesmo comentário vale para este personagem. Ambos fazem o que fazem com determinação em nome do profissional.

Quais as virtudes éticas nós não encontramos no filme?

Não encontramos justiça, prudência, honestidade e temperança.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 26/08/2010
Código do texto: T2460831
Classificação de conteúdo: seguro