O Tempo existe?

De acordo com o pensamento de Santo Agostinho, Deus é o criador de todas as coisas.Criou o mundo pela palavra, criou todos os seres e todas as coisas a partir do nada. O nada é eterno, e é imutável. O nada é a eternidade.O tempo é mutável. A palavra de Deus permanece eternamente, Deus criou o tempo e todas as coisas, e todas as coisas que Deus criou estão no tempo. Mas o tempo é contrário à eternidade. Pois se o tempo é presente não é eterno, se é eterno não é tempo, é eternidade, se já passou não existe mais, e se ainda não é, e nem foi não existe.O tempo é mutável por isso não “é,” ”está”. Não se pode falar verdadeiramente da existência do tempo, senão enquanto tende a não existir, pois se o presente para ser tempo , deve tornar-se passado , como se pode dizer que existe, uma vez que a sua razão de ser é a mesma pela qual deixará de existir... Já a eternidade é imutável, portanto existe pois ela “é”, não “está”.

Não se pode medir o tempo, pois se não existe não pode ser medido.Pode-se perceber o tempo passando; mas se já é passado não se pode mais medir porque não existe. O tempo é percebido pela expectação no plano do futuro,pela atenção no presente, e pela memória no passado, mas não é percebido pelo movimento.Por exemplo se ocorre um determinado fato e várias pessoas presenciam esse fato, cada uma terá uma percepção do tempo decorrido durante o momento dessa ocorrência de acordo com o grau de envolvimento delas com o acontecimento, para uns, foi durante um longo tempo, para outras foi muito breve, por isso o tempo é percebido pela percepção da alma.

Pequeno Príncipe
Enviado por Pequeno Príncipe em 22/09/2006
Reeditado em 22/09/2006
Código do texto: T246216
Classificação de conteúdo: seguro