CONHECIMENTO DE DEUS - DISSERTAÇÃO

Quando nos propomos a estudar esse assunto, nos deparamos com algumas dificuldades. A igreja não tem uma posição clara sobre o assunto, visto que conhecer a Deus é uma experiência pessoal e particular. Por outro lado não podemos falar em conhecimento de Deus partindo de um fundamento ontológico.

Em nenhuma página da Bíblia há qualquer menção da parte de Deus em provar a sua existência. Ele simplesmente diz “Eu Sou”, mas não se preocupa em provar a sua existência. Todavia podemos conhecer a Deus pela sua atuação na criação. O nosso limitado conhecimento de Deus é enfaticamente humano. Hartshorne define Deus como “um nome que designa o ser singularmente bom, admirável, grande que faz surgir adoração.”

Os cristãos conhecem Deus como o criador dos céus e da terra. O dogma ensina que Deus criou tudo do nada. É mais que um simples inventor. Os inventores necessitam de algo já criado para suas invenções. Deus, porém, do nada criou todas as coisas. Pelas manifestações de Deus na natureza podemos chegar a um conhecimento natural da sua pessoa, porém é necessário intimidade com Ele para conhecê-lo.

Não podemos dizer que conhecemos a Deus de maneira absoluta, porque o conhecimento que temos dEle é relativo e limitado. Relativo, pois o homem não consegue compreender todas as coisas concernentes à divindade. Limitado porque a finitude do homem aliada ao pecado, cegam o entendimento de alguns para não crer no Deus que é Todo-Poderoso.

O conhecimento de Deus não se dá de forma empírica nem podemos provar cientificamente a sua existência. Conhecer a Deus é antes de tudo um ato de fé.

O homem quer queria quer não, tem necessidade de conhecer o sobrenatural. Isto se torna evidente quando observamos tanto misticismo e sincretismo em nossa volta. É a busca humana pelo transcendente. Nessa busca de conhecimento, na maioria das vezes o homem acaba se distanciando de Deus, tornando-se ignorante total quanto ao Ser que deveria conhecer.

A resposta de Deus ao homem que busca conhecê-lo é demonstrado de diversas maneiras: Pela sua consciência, Pela natureza, por seu Filho Jesus Cristo, e pela sua Palavra, a Bíblia Sagrada.

alguém pode argumentar que Deus é mais do que está contido na Bíblia; ou que a Bíblia não contém tudo sobre Deus. Estes argumento são verdadeiros, todavia existem outras verdades que precisamos entender. Deus é maior do tudo o que a Bíblia diz sobre Ele, mas o que precisamos saber sobre Ele está contido nela.

Há discussões sobre conhecimento inato e conhecimento adquirido. Cremos que o conhecimento de Deus é adquirido por um processo progressivo, através do estudo sistemático da Bíblia, a revelação de Deus para nós. O conhecimento surge pela fé.

A idéia do conhecimento inato parte do princípio de que a pessoa pode conhecer a Deus através de busca intelectual ou pelo raciocínio. É uma teoria falsa, pois sabemos que o homem jamais conhecerá Deus através da razão. Deus só pode ser conhecido verdadeiramente por aquele que o busca pela fé.