Será que realmente a mulher é o Segundo Sexo?

Livro com Título: O Segundo Sexo

Autor: Simone De Beauvoir- Vol.1 Fatos e Mitos

Edição Européia do Livro -------- 309 páginas sendo analisado o capitulo I

O argumento central que autora utiliza é oferecer ao leitor- argumentos para que ele possa fazer a sua avaliação sobre se realmente a mulher é considerado o segundo sexo, não tendo a mesma igualdade na sociedade perante aos homens. Durante o capitulo ela discute essa questão dando subsídios para que os leitores façam uma reflexão sobre o tema.

Em alguns parágrafos ela parece realmente um homem machista que defende com unhas e garras os seus interesses pessoais. O tema é algo que gera muita polemica será que realmente a mulher pode ser considerada inferior ao homem ou esse mito vem sendo destruído ao longo do tempo podemos observar que a algum tempo a mulher conquistou o seu espaço na sociedade hoje ela tem o direito de votar, trabalhar fora e tornou- se chefe do lar, está concorrendo aos mesmos postos de empregos que os homens. É verdade que elas desempenham a mesma função que eles tão bem, ou melhor, no entanto os salários nem sempre são iguais aos deles.

Hoje existem leis no Brasil que defendem as mulheres dos homens violentos como a Lei Maria da Penha que nem sempre é cumprida de forma adequada, todavia já é um passo. Na última década a violência contra a mulher tem aumentando de forma significativa a nossa sociedade é extremamente machista. Quando uma criança nasce a educação dela vai depender se ela é homem ou mulher, geralmente os pais dão uma educação diferente entre eles ele deverá brincar com carrinhos e vestir azul ela deverá brincar de casinha e vestir rosa. Ao longo da adolescência ele deverá conquistar várias mulheres enquanto ela é educada para ser a dona do lar e ter o minimo possível de garotos, pois se isso acontecer ela será mal falada na vizinhança enquanto o rapaz terá a fama de garanhão. Contudo as coisas começam a mudar hoje já se pode ver rapazes usando camisetas rosas e calças coloridas e as moças hoje não esperam pelos rapazes conquistarem elas já tem a coragem de pedi-los em namoro tempos modernos estes !Outro fato que nos chama atenção é qua as moças deveriam casar virgens e serem submissa aos seus esposos pasme você hoje elas traem e engravida aos doze anos aos vintes já tem dois ou três filhos de pais diferentes conquistas para algumas e mais um argumento para os machistas de platão eles estão colocando as mulheres numa mesma bacia dizendo que todas são iguais.

Para finalizar acredito que o preconceito está presente no dia-dia das famílias brasileiras e que ele acontece devido a educação que os pais dão aos seus filhos voltados para uma sociedade que realmente reforça os valores da superioridade dos homens. Porém cabe a nós mulheres, trabalhadoras, esposas, donas do lar, chefe de família mudar está situação e este cenário que parece está ganhando novos rumos. Já é possível observar aquelas famílias a onde os deveres dos garotos são os mesmo que os das meninas, por exemplo, hoje muitos meninos fazem tarefas domesticas antes só feitas por elas. E elas começam a ingressar no mercado de trabalho cada vez mais cedo. Bons exemplos de que quando as coisas são feitas de forma igualitária as coisa dão certo. Só me faço a seguinte pergunta será que as pessoas estão preparadas para lidar com essa liberdade feministas? Será mesmo que as mulheres estão dispostas a colocar os homens no cabresto para que elas assumam o controle? Até que ponto essa liberdade é positiva? Vamos aguardar os próximos capítulos tudo tem que ter uma medida para que as coisas não fujam do nosso controle

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 17/09/2010
Reeditado em 07/09/2015
Código do texto: T2503767
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.