Alfabetização, construção da cidadania.

Atualmente a alfabetização está interligada à cidadania, com o propósito de formar indivíduos intelectuais capazes de distinguir o melhor caminho para viver com sabedoria, conforto e lazer. Com a finalidade de resolver e enfrentar os problemas do cotidiano com dignidade e ética.

O Homem que estuda busca o aprendizado, aumentando seu conhecimento sócio-economico-cultural, e passa a visualizar o mundo de forma diversificada, atento às flexibilidades políticas, e às constantes econômicas. Quanto mais um indivíduo é educado sua vida como um bom cidadão se torna facilitada, e este modifica o ambiente em que vive.

O ser humano que em sua infância ou adolescência, não teve acesso a uma formação estudantil, cresce despreparado. Pessoas despreparadas são facilmente manipuladas, acreditam em quaisquer informações que são repassadas; não tendo conhecimento suficiente para criticá-los.

Os trabalhos de remunerações baixas (braçais e serviços gerais), geralmente são trabalhos para aqueles que não têm estudo ou para aqueles que pouco os tem. Levando a crer que pessoas estudadas recebem um melhor salário em relação aos analfabetos e semi-analfabetos, estes últimos sobrevivem com uma condição salarial desfavorável.

Jovens e adultos despreparados encontram na criminalidade a forma para adquirir bens. Sem estudos as portas para o mercado de trabalho estão fechadas. Como únicas saídas roubam, furtam, matam, pela sobrevivência de sua família, e para sustento do vício (uma vez que o salário ganho, mal sustenta sua família, e ainda este cobrira os gastos com o vício). Criando através destes fatores a classe denominada marginalizada.

A educação é a construção da cidadania. Pessoas alfabetizadas e que procuram o conhecimento se tornam bons cidadãos. O processo de aprendizagem é irresistível para muitos que anseiam por um conhecimento diferenciado. A implementação de políticas públicas educativas, está modificando o quadro de analfabetismo no Brasil, qualificando os jovens e adultos com pouco estudo, preparando-os através da educação a serem bons cidadãos. As pessoas da classe-média brasileira se importam com a alfabetização dos pobres? Estudantes do 3º grau se “emocionam” com a falta de conhecimento dos menos favorecidos socialmente? Porque se importariam, se com a ausência desta classe,não existiria mão-de-obra qualificada?

Víctor Victório
Enviado por Víctor Victório em 18/09/2010
Reeditado em 18/09/2010
Código do texto: T2505380
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.