Origens

Há algum tempo, enquanto ainda me formava na faculdade, tornei-me obcecado pela ideia de escrever. Queria um livro original e relevante. Estava ignorante ao fato de que a relevância social tomada como um dos objetivo principais de um romance é uma chaga para a verdadeira expressão artística e, portanto, desinteressa o leitor autêntico.

Nessa mesma época eu estava em plena reflexão de identidade e queria romancear um envolvimento homossexual entre dois homens de uma tribo indígena. Jamais concluí o meu objetivo - fica aí a sugestão para quem quiser apropriar-se do tema e descorrer tal narrativa - contudo, as razões para se escrever algo assim eram, indubitavelmente, relevantes socialmente.

Que se consulte trabalhos antropológicos, mas qual seria a probabilidade de casos homossexuais em tribos indígenas? A organização social que possuem e a definição ainda clara dos papéis desempenhados tornam essa uma ocorrência bastante rara.

Nesse final de semana fui entrevistado sobre homossexualidade e uma das perguntas era a respeito da natureza originadora do homossexual. Nata ou adquirida? Fui cuidadoso ao responder, pois acredito que existem ainda muitas informações a serem descobertas; no entanto, é um fator preponderante estar tão mal resolvida a questão dos papéis do gênero na tribo do branco.

A ida da mulher para o mercado de trabalho e, sobretudo, o embate na luta pela igualdade é, na minha opinião, um fator orientador na sexualidade dos indivíduos. Somos seres em busca de uma constante referencialidade, e com os papéis à deriva, as tendências (e ausências sentidas) acabam por aflorar.

Devem convergir ambos propulsores no concebimento homossexual; não isentarmos a responsabilidade àqueles que inicialmente servem de modelo para crianças e jovens pode, no entanto, ser importante para erradicarmos a mentalidade nociva da homossexualidade como doença ou desvio de caráter.

O igualitarismo - como uma mudança paradigmática na plataforma ideológico de um tempo - subsidiou o mundo da pluralidade e diversidade! É um verdadeiro tiro pela culatra que serviu para salvar seu alvo da ilusão de equiparar todas as coisas.