Um Livro de Poesias?

A maioria das pessoas relaciona poesia apenas a romance, a rimas, a pessoas apaixonadas, enfim a coisas meigas e "fofinhas". Porém, poesia vai muito além de serenata; poesia pode ser alegre, triste, séria, engraçada, romântica, realista. Poesia pode falar igualmente de rosas ou de podridão, retratando com nobreza a flor ou a carniça. Porque o principal objetivo desse tipo de texto não é o de conquistar a pessoa amada, mas de causar uma espécie de surpresa, um "estranhamento", no leitor.

Esse tipo de texto é diferente dos outros, é revolucionário, pois, para alcançar seu objetivo, costuma quebrar regras, inclusive as da língua portuguesa, sem que isso signifique erro. Assim como a música, poesia tem estilos diferentes. Existem as poesias mais tradicionais, como os sonetos, e também existem as poesias modernas, cujos versos nem sempre rimam e cujo formato é totalmente livre, por exemplo, as poesias concretas.

Os variados tipos de poesia podem explorar unicamente o som das palavras, mesmo que juntas elas pareçam não fazer o menor sentido; podem explorar o desenho das letras, o sginificado, ou então podem se preocupar com os três aspectos.

Não importa o estilo, as poesias podem ser interpretadas de qualquer jeito pelos leitores, que sempre têm as suas preferidas, porque quem gosta de poesia sabe que não se lê um livrode poemas de "cabo a rabo" como se lê um jornla ou revista. Assim como numa coletânea de músicas preferidas, é possível colecionar os poemas que amamos e relê-los sempre que der vontade, já que o efeito que provocam nunca se torna repetitivo. Uma poesia é sempre fresca, é sempre um arrepio, é sempre um estranhamento.

Ana K Santos
Enviado por Ana K Santos em 28/09/2010
Código do texto: T2526093
Classificação de conteúdo: seguro