REFORMA ECONÔMICA: UMA SUGESTÃO POSSÍVEL?

A economia do país é um assunto sério e de grande repercussão no âmbito nacional. Trata-se de uma questão que envolve milhões de indivíduos de diferentes classes sociais que tem conseqüentemente diferentes modos de vida, o que leva a conduzir um debate com cautela e responsabilidade.

Os dirigentes da economia, no caso, os políticos e ministros e quantas burocracias mais forem necessárias para resolução e aplicação do nosso dinheiros são escolhidos democraticamente através de eleições, já começa aí uma possibilidade de mudança econômica, aonde efetivamos nossas escolhas acreditando nas melhores propostas e quase sempre nos frustamos.

Caso ocorresse uma mudança que a priori é utópica, seriam sugestionados algumas mudanças nas políticas que são as aplicações do dinheiro da nação, nos programas governamentais e nos investimentos realizados, caso esse trabalho fosse melhor realizado, como por exemplo um investimento a mais na educação, que poderia ser em programas para os professores de forma que eles se sintam valorizados e assim possam realizar um melhor trabalho, daí teríamos uma educação de qualidade, que não implica, como foi trabalhado até aqui, tão somente no melhoramento da estrutura física do ambiente de trabalho e financeira do alunado, mas sim do profissional responsável para que ele se sinta bem e realize como conseqüência um trabalho mais eficiente.

Outra mudança necessária e funcional seria o investimento em políticas de geração de emprego, ao invés de tão somente distribuir bolsas família, bolsa escola e outras bolsas mais, visto que isso só está gerando uma classe dependente, e não está funcionando na erradicação da miséria, isto é evidente na quantidade de mendigos nas ruas, eles ganham o dinheiro no fim do mês, mas nada impede que eles ganhem mais se ficarem como pedintes. Com a nova sugestão de geração de emprego, o dinheiro aplicado seria produtivo e conseqüentemente erradicaria a mendicância.

No entanto, para tantas aplicações e aplicações plausíveis, também seria necessária uma modificação na estrutura política a nível de fiscalização, para que o dinheiro não fosse tão somente bem aplicado, gerando um investimento que com certeza traria bons retornos, como também que ele fosse respeitado enquanto dinheiro da nação e não das mãos de poucos corruptos que engordam os próprios bolsos e distribuem uma mircharia como programas que são bons mas que poderiam ser ainda melhores se não tivesse um milésimo de verba desviada.

E assim seria o futuro do Brasil, um país produtivo, com boas aplicações, investimentos com retorno, pessoas produtivas e satisfeitas em seus ambientes de trabalho, com melhorias em todos os âmbitos. São utopias possíveis, bastaria uma conscientização de humanidade e justiça que muitos indivíduos ainda não estão preparados para ter, e aí, paciência para que esta utopia seja uma realidade e a reforma econômica seja possível.

Magna Eugênia
Enviado por Magna Eugênia em 03/10/2010
Código do texto: T2535661