RELATÓRIO DA APLICAÇÃO DO 5S

A equipe de seis integrantes do sexto semestre do Curso de Turismo da FABEL com o objetivo de aplicar o 5s na prática, aprendido na teoria nas aulas da disciplina Gestão de qualidade, orientados pela professora Socorro Almeida, optou pela escolha da residência da colega e acadêmica Patrícia Ventura para efeito da referida aplicação.

O programa 5s é uma ferramenta utilizada para a prática e a disseminação da qualidade total, este programa surgiu no Japão, “criado por Kaoru Ishikawa ao regressar de uma viagem de estudos aos Estados Unidos” (autor desconhecido), logo após a segunda Guerra Mundial, é uma prática simples, todavia, o pensamento de que é somente utilizado para mudar o ambiente físico é um erro, o Programa de Qualidade Total que utiliza esta ferramenta visa atuar no comportamento das pessoas, é um processo educativo passado do coletivo para o individual.

Numa organização ou residência familiar onde é aplicado o 5s todos tem que estar envolvidos, do mais alto cargo ao mais baixo escalão, o não envolvimento de todos no processo poderá ocorrer falha do alcance do objetivo desejado.

Este programa condena o desperdício, chegou ao Brasil em 1991, onde se observa que desperdício no país é uma questão cultural, pois, o Brasil é o campeão já incorporando tal fato a cultura nacional, pois segundo citação de autor desconhecido, “o desperdício custa ao Brasil anualmente 90 bilhões de reais, principalmente nos setores de alimentos, transporte, construção civil e industrial”. Portanto, segundo autor desconhecido:

Desperdício é todo é qualquer recurso que se gasta na execução de um produto/serviço, além do estritamente necessário (matéria-prima, tempo, dinheiro, energia etc). Dispêndio extra acrescentado aos custos normais do produto/serviço, sem trazer qualquer melhoria ao cliente. Como podemos melhorar? Agora que já sabemos o que é desperdício (tudo que gera custo extra) e como localizá-lo, veremos como eliminá-lo em 5 fases, que podem ser aplicadas no trabalho, em casa e com a própria pessoa, produzindo elevado resultado no bem estar. Estas fases compõem o Programa 5S. (AUTOR DESCONHEDIDO).

Deste modo as cinco fases do Programa 5s foram aplicadas na residência da acadêmica Patrícia Ventura no dia 02 de outubro de 2010 e teve o seu início as 07h35min com a chegada da equipe ao local onde cinco cômodos da residência passaram por tal processo, foram eles o pátio, a sala de visitas, a varanda, a área de serviço ou ventilação e a dispensa.

SEIRI: “separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário”. (2005, p. 4) Neste primeiro momento do programa acontece a retirada de todo o material e objetos que não se está utilizando no pátio da residência, ou seja, é o senso de utilização, o que é necessário para aquela área naquele momento? É o descarte de bens e utensílios que normalmente estão enchendo e poluindo o ambiente, sem ter real necessidade para funções desenvolvidas naquele espaço.

E com essa concepção foi retirado do pátio da casa da colega Patrícia varais de roupa utilizados somente no inverno pela ocasião das grandes chuvas, uma rede que serve para o relax nos momentos oportunos, havia uma mesa redonda de pequeno diâmetro com uma máquina de costura sobre ela, a equipe decidiu que a máquina deveria ser guardada em outro local uma vez que não estava sendo utilizada e a mesa serviu para adornar a casa, onde se colocou uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré sobre ela, foi efetuado a troca de objetos de cima da mesa.

No referido pátio havia uma casa de cachorro (sem uso), utilizada somente na antiga residência da colega Patrícia, havia mesas e cadeiras de bar que também na atual residência não estavam sendo utilizados, estes objetos foram guardados em outros compartimentos da casa escolhidos, conforme, seguia a aplicação do 5s, em principio ficaram empilhados, num local que ainda não era o espaço adequado para tais bens, para depois encontrarem o verdadeiro local de guarda com a continuação da aplicação do programa.

Ainda no pátio foram efetuada troca de vasos de plantas de um local inadequado para um local mais apropriado, bem como a troca de um conjunto de pátio de mesa e quatro cadeiras e outras duas cadeiras que por serem diferentes não formavam um belo visual com o conjunto e, portanto foram escolhidos outros locais para tais peças, fato que aconteceu também com a velha máquina de costura que foi transferida para a dispensa depois que foi aplicado o programa em tal local.

SEITON: Observou-se que nestas etapas de arrumação e troca de objetos de lugares inadequados para lugares adequados passou-se pelo segundo S, SEITON “identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente”. ANVISA (2005, p.4).

Além das trocas algumas coisas que realmente não tinham utilização no pátio da casa foram jogadas fora no lixo, como dois banners que foram confeccionados para trabalhos da faculdade e que estavam provocando grande poluição visual.

SEISO: “manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar” ANVISA (2005, p.4) Observou-se que quando se passou para a etapa seguinte, a limpeza, ficou muito fácil limpar, mais fácil do que quando estava cheio e atravancado de muitos objetos sem utilidade para tal espaço, onde se constatou que o chão não estava muito sujo, a poeira encontrada fora aquela que caiu dos utensílios retirados do local. Esta etapa se deu de forma rápida e sistemática conferindo especial mudança ao ambiente.

Passou-se para o segundo cômodo da residência a sofrer as mudanças causadas pela aplicação dos 5s, a sala de visitas, neste local foi detectado um ventilador de pé que estava num local inadequado, empatando a visibilidade de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, decidiu-se arranjar outro local para esta peça, uma vez que estava encobrindo a imagem.

Num próximo momento verificou-se que os Dvds e Cds estavam mal organizados, separou-se estes objetos da seguinte maneira colocando aqueles que estavam nas capas de plástico de um lado e os que estavam nas capas de papel de outro lado , uma pilha de cada lado separando os que possuem capas de papel dos que possuem capas plásticas, e voltando com eles para o lugar original, passou-se a colocar todos os objetos nos locais mais adequados, assim trocou-se um vaso de flores, a lixeira do computador e uma estufa que estava num cato da sala foi retirada para outro setor.

Mudou-se uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré (na residência há duas imagens da referida santa) para um local ao lado da bíblia sagrada, um vaso verde com flores laranja, um elefante de louça verde, as trocas foram feitas a fim de dar destaque nas peças, constatou-se pouca desarrumação neste ambiente, após as trocas, foi feito a limpeza do local.

As salas aqui referidas são cômodos conjugados, não havendo paredes separando uma da outra, o trabalho foi fácil, rápido e sistemático, seguindo a listagem de objetos guardados estavam duas bombomnieres de vidro e seguindo as substituições um vaso que estava no centro da mesa da varanda foi substituído por uma fruteira de vidro verde portuguesa, o mesmo vaso incorporou um conjunto onde foi colocada a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, juntamente, com a bíblia sagrada a formar um espaço religioso com símbolos litúrgicos, portanto, em cima deste móvel buscou-se engendrar um local sagrado com esta decoração, visto que a residência possui uma diversidade de símbolos pertinentes ao Catolicismo.

Neste espaço alguns bibelôs foram trocados de lugar a fim de adornar outros espaços que estavam vagos em contra partida com outros espaços que estavam muito carregados de objetos, citam-se alguns objetos que foram trocados de lugares: os cachorrinhos, o elefante verde, o cinzeiro, a fruteira (como já citado), o quadro de São Jorge, a lixeira do computador que estava num local inadequado foi colocada ao lado do mesmo, foi retirada desta sala uma estufa de guardar salgados (esta peça encontrou lugar na dispensa depois da aplicação do 5S no local) mais uma vez constatou-se que a limpeza foi só uma conseqüência das duas primeiras etapas, o que ocorreu de modo fácil e rápido.

O quarto cômodo a ser aplicado o 5s foi à área de serviço, espaço pequeno em relação aos demais, porém, mais difícil de ser trabalhado, neste espaço procurou-se estabelecer um dos “S” que ainda não havia aparecido com evidencia, com certeza que o quarto “S” SEIKETSU: “manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene" ANVISA (2005, p.4), esteve presente durante todo o processo, todavia, estava imperceptível.

A equipe ao chegar à área de serviço constatou que esta se localiza ao lado da cozinha e que a lixeira que acomoda todo o lixo produzido na casa não era adequada, pois, era um balde comum sem tampa que foi colocado fora para que seja feita imediatamente a substituição por uma lixeira com tampa, estas Boas Práticas em um ambiente de trabalho onde se manuseia alimentos são de extrema importância para evitar a infestações das pragas, insetos que contribuem para doenças e falta de higiene.

A casa de cachorros que estava no primeiro cômodo da casa encontrou seu local de guarda nesta área de serviço, foi feita a varrição e organização do local o que pode ser comprovado através das fotos.

O último compartimento da residência a ser aplicado o 5s foi a dispensa, local com materiais diversos e muito desorganizado, uma falta de organização acima da média, visto que os materiais ali alojados são de propriedades de pessoas diferentes da casa e cada um que vai buscar o acesso ao que lhe pertence faz bagunça naquilo que não lhe pertence.

Este espaço é bastante pequeno e apertado sendo inviável a presença de duas pessoas no local, a idéia inicial foi de retirar todos os objetos para fora desse local, a fim de escolher o que seria encaixotado para guardar, o que seria em sacolado com a mesma finalidade e o que seria jogado fora no lixo.

Nessa perspectiva 60% do lixo produzido durante a aplicação do 5s foi desse local, esta também foi área em que mais apareceu o efeito do programa, foi uma mudança a olhos vistos. Alguns elementos que foram retirados desse local para a devida separação e organização foram: jornais velhos, sacolas de material descartável, pedestal de um teclado, cestos de roupa, vasos de planta vazios, panelas grandes e médias, uma grade de cerveja vazia, material de decoração e etc.

Com a limpeza e organização sobrou lugar na dispensa para a velha máquina de costura e para a estufa que estava na sala, a grade de cerveja vai ser utilizada nos dias de festa e portanto encontrou seu lugar no armário em baixo da pia da cozinha, as ferramentas foram coladas em uma caixa de papelão, os enfeites natalinos e os materiais de decoração foram colocados em um saco preto e logo depois de tudo organizado foram impressos nomes para a identificação dos objetos na dispensa.

SHITSUKE: "fazer dessas atitudes um hábito, transformando os 5s's num modo de vida” ANVISA (2005, p. 5) a equipe decidiu deixar passar uns dias, de 5 a 8 dias para voltar até o local e observar como está a ordem mantida deste trabalho e que sabe a visita da equipe se dará até o final do ano de 2010 a fim de monitorar se realmente a ordem está sendo mantida promovendo assim um senso de disciplina nos moradores da residência.

No final concluiu-se que é gratificante o trabalho em equipe, principalmente, para este tipo de trabalho, que o programa 5s é um processo educativo que transforma o comportamento das pessoas, onde o poder da coletividade influencia o indivíduo e a organização pessoal de cada um reflete como o indivíduo é no ambiente de trabalho e por fim para fechar o pensamento, utiliza-se a citação: “não é mais limpo o que mais limpa, mas sim o que menos suja." (Robert Baden-Powell).

REFERÊCIAS:

AUTOR DESCONHECIDO. Mudando o comportamento com o 5s. Disponível em: <http://www.wiltonjr.com/mc/apost5_5Ss1.pdf> Acesso em: 02 Set, 2010.

ANVISA. O Método 5s. Disponível Em: < http://www.anvisa.gov.br/reblas/procedimentos/metodo_5S.pdf> Acesso em: 02 Set. 2010.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 04/10/2010
Código do texto: T2536384
Classificação de conteúdo: seguro