** REDAÇÃO PARA PROVAS DO ENEM **

PROPOSTA DE REDAÇÃO

""Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos contruídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em forma culta da escrita da lingua portuguesa sobre o tema "" O Trabalho na Construção da Dignidade Humana"", apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista."" (**)

(**) Este foi o texto explicativo do Caderno 5, cor amarelo do Exame Nacional do ENSINO MÉDIO - ENEM 2010, abaixo vinha os textos. "O que é trabalho escravo" e "O futuro do trabalho".

Não vou reproduzí-los aqui, estão disponíveis no site http://www.reporterbrasil.org.br.acessoem:02set2010(fragmento).

Aqui está meu texto: ( de 15 a 30 linhas era o exigido )

O TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA.

O trabalho sempre foi uma forma de crescimento pessoal e social desde os primódios das Civilizações.

Mesmo ápós milénios, com todas as Leis e avanços da Humanidade, esse direito do ser civilizado ainda continua sendo usado como meio de escravizá-lo. Não digo dos grilhões que as antigas civilizações escravisavam seus expólios humanos de guerra, ou ainda nos nossos recentes 600 anos, onde a escravidão era baseada na cor da pele.

Hoje a escravidão é mas velada, continuada em locais ermos, baseadas na falta de cultura e respeito pelo Ser Humano. Nas grandes cidades, pelos salários ínfimos, condições precárias e ameaças psicológicas, numa sociedade onde o emprego é usado como moeda política e meios escusos.

O trabalho só dignifica o Homem quando dele se pode ter honra, orgulho e meios suficientes de prover a sí próprio e à sua família.

Entramos em um novo milénio em que o Homem precisa qualificar, aprender e solver as tecnologias vigentes para se manter ativo.

Mas essas conquistas não é para todos, por mais que avançada e científica que seja a Humanidade, sempre haverá trabalhos brutos, sujos e torturantes, e mesmo esses serão sempre necessários. Por isso devem terem seus valores na sociedade.

Afinal, para você ter seu computador funcionando no seu escritório, na sua casa ou qualquer que seja o lugar, sempre hverá um operário em atividade para que isso ocorra. E isso é trabalho digno.