O Progresso Da Desordem

Ataques a bancos, postos policiais e ônibus, exigências, toques de recolher, vídeos ameaçadores. A cada dia, aumenta o número de episódios em que o crime organizado mostra seu poder e amedronta a sociedade, enquanto esta se pergunta, paralisada, o que causa tudo isso.

Tudo isso se deve à incompetência do Estado em garantir direitos básicos à população (com destaque ao ensino gratuito). Se o Estado não os garante, a população recorre aos chefes do tráfico, que se dizem defensores do povo. Um povo sem perspectivas e pouco instruído fatalmente cai no discurso dos traficantes, que prometem justiça (ainda que violenta), alimento e proteção.

Tudo isso se deve à falta de participação dos grupos mais instruídos da população na administração do país. De que vale a democracia, se o povo desperdiça o “poder em suas mãos” batendo no peito e dizendo odiar política? Um governo sem a pressão popular enfraquece, e um governo fraco torna-se suscetível à influência do poder paralelo das organizações criminosas.

Tudo isso se deve também à falta de vontade política do governo, quando este tem o poder de agir, mas mantém-se calado e não investe em educação e segurança (prevenção), nem em leis mais severas (cura). Salários baixos para professores e policiais, um Código Penal sessenta anos atrasado, leis desiguais para ricos e pobres são alguns exemplos da enorme lista de erros do governo no combate à força do crime.

Enquanto o Estado, impulsionado por uma população ciente de sua própria importância, não se reorganizar e agir de modo humano, porém severo, continuaremos a abrir os jornais e a nos deparar com histórias de ameaças e ataques.

Lucas Barros
Enviado por Lucas Barros em 13/10/2006
Código do texto: T263316