ESPELHO, ESPELHO MEU...

Aluno do colégio militar.recife-PE:3' ANO.

Somos o que vemos. E ,na maior parte do tempo, nós não nos observamos, olhamos os outros; as pessoas à nossa volta tornam-se espécies de espelhos. Quando as fitamos nos encontramos nelas. Uma mão, um olhar, uma fala, uma ação. É como se fôssemos uma montagem de tudo aquilo que admiramos ou adquirimos até mesmo sem perceber.

A permanência de jovens com baixa renda sem maiores perspectivas de vida pode ser englobada nesse contexto. Sendo o futuro conquistado pela educação uma utopia, para eles, uma vida melhor é desacreditada. Não restando exemplos de ascensão por meio do esforço e do estudo, sobram os que levam às drogas, à prostituição e à marginalidade.

Problemas que começam na escola e refletem-se na sociedade, ou seja, a casa de ensino que na verdade deveria desenvolver consciência, torna-se num lugar de proliferação de maus costumes. Tudo isso, devido à exclusão da família, do governo e todos que negam os seus direitos básicos, transformando a constituição numa espécie de conto de fadas.

Então se formula a pergunta, a quem seguir? Se os amigos, o colégio, a rede familiar e o Estado não transparecem bons exemplos? Para que haja uma verdadeira mudança educacional não é só necessário cadernos e cadeiras, mas também a transformação dos segmentos sociais em si. A existência de um bom aluno consiste na existência de um bom cidadão, que necessita da existência de um bom exemplo. Um espelho limpo.

COMENTEM, OBRIGADO!

WandresonRocha
Enviado por WandresonRocha em 29/11/2010
Reeditado em 15/06/2011
Código do texto: T2643976
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.