O FUTURO DE CASCAVEL EM NOSSAS MÃOS

Uma rápida digressão histórica permite o leitor a entender um pouco das razões que fizeram de Cascavel a Capital do Oeste do Paraná. Além de destacar-se na economia agropecuária a cidade conta com os mais avançados centros médicos do Estado. Considerada também o pólo universitário da região em função do número de instituições de ensino superior que acolheu, estima-se que são aproximadamente 20 mil estudantes universitários oriundos de todas as partes do Brasil e países vizinhos. Este fato aliado a outros tantos ajuda a explicar o aumento da construção civil e a ampliação do progresso de Cascavel. Na atualidade o município é o quinto mais populoso do Estado com 286.172 habitantes, conforme o censo de 2010 e há quem a situe como a cidade mais próspera do Estado.

Segundo os historiadores os primeiros habitantes desta região foram os índios caingangues e posteriormente houve a ocupação pelos espanhóis em 1557. Sobre isso, é interessante o estudo sobre as famosas reduções jesuíticas, fundação de Ciudad del Guairá (Guaíra-PR) e o caminho de Peabiru, que ligava os Andes ao Oceano Atlântico. Em 1730 ocorreu uma nova ocupação com o tropeirismo, no entanto o povoamento do município efetivamente só começou em 1910 no auge do ciclo da erva-mate, com o trabalho de colonos caboclos e descendentes de imigrantes eslavos. Localizada no entroncamento de várias trilhas abertas por tropeiros, ervateiros, madeireiros, colonos e militares a vila começou a tomar forma a partir de 28 de março de 1928.

A construção da BR 277, que vai do Porto de Paranaguá (Leste) a Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu (Oeste) é um exemplo de como o traçado rodoviário condiciona o crescimento e encolhimento dos municípios. Esta rodovia transversal do Brasil foi inaugurada em 1969 e, segundo relatos, contribui para o desenvolvimento de Cascavel, mas por outro lado outras cidades que não foram privilegiadas e ficaram a margem da rodovia foram encolhidas, como é o caso de Catanduvas-PR. Para se ter uma ideia já no ano de 1889 foi instalado em Catanduvas um posto intermediário de comunicação da linha telegráfica de Guarapuava até Foz do Iguaçu. Pela Lei estadual n. 1.383, de 14 de março de 1914 tornava-se um distrito. A história confirma que Cascavel é uma cidade jovem, porém altamente desenvolvida e promissora enquanto outras mais antigas acabaram encolhendo. Certamente, muitas são as razões para este fato. Assim sendo, entende-se que apesar de não determinar o traçado rodoviário favorece o fortalecimento dos municípios por ele contemplados.

Qualquer um sabe que sem comunicação, sem meios adequados para transportar a produção redundam em fracasso. Por isso é fundamental a campanha pela duplicação da BR 277 entre Cascavel e Medianeira, no entanto, é preciso colocarmos na pauta a luta por um Aeroporto Internacional e não ficarmos satisfeitos com as promessas que o Aeroporto Regional será reformado. É um equívoco pensar da mesma forma que o ex-governador (Requião) de que um Aeroporto Internacional para a Capital do Oeste é frescurite de uma elite local. Afinal, quem entra no site da Gool, da TAM já constatou que está mais barato andar de avião do que de ônibus. De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Data Popular 10,7 milhões de pessoas deverão realizar sua primeira viagem aérea no próximo ano e destes, 82% são brasileiros pertencentes ás classes C e D. Portanto, esta é uma alternativa cada vez mais próxima e acessível para a população e, por isso, precisa ser levado a sério. Disso depende a integração de nossa cidade com o continente brasileiro e com o mundo.

Em votação relâmpago no dia 15/12/2010 vimos nossos legisladores atuarem em causa própria. Seria muito bom se tal agilidade também fosse uma máxima quando representasse os interesses da população. São inúmeros os problemas a serem enfrentados na atualidade e se "quisermos ser a metrópole do futuro" que emana uma vida melhor para todos, então, precisamos fazer com que as autoridades eleitas honrem o voto que neles depositamos.