Minha redação no ENEM 2010 - Tema: O Trabalho na construção da dignidade humana.

Vivemos em um mundo onde a velocidade nos diferentes tipos de relações aumenta, e as distâncias diminuem. Podemos ver e sentir os efeitos de um mundo altamente globalizado. A mídia nos mostra um mundo, uma sociedade onde tudo dá certo, onde as coisas fluem perfeitamente. O que se mostra, é um mundo onde as desigualdades não existem e um mundo onde todo ser humano se sente feliz e satisfeito. Mas será que não é até muito evidente que tudo isso não passa de uma ilusão,uma utopia?

A história de nossos antepassados é marcada por batalhas e conquistas, mas principalmente por desigualdades. Citando como exemplo o Brasil, nativos de nossa terra se viram transformados em escravos, reféns dos colonizadores sedentos por poder. A Lei Áurea, em 1888, vinha com o propósito de oferecer liberdade e valor aos direitos básicos do homem. A escravidão explícita, e o comércio de negros chegam ao fim, mas a exploração trabalhista, que também pode ser chamada de escravidão é marcante em pleno século XXI.

Sociólogos e pensadores como Émille Durkheim e Karl Marx, expuseram suas ideias sobre trabalho, mas o fato real é que atualmente as pessoas trabalham mais horas, por menos dinheiro. As grandes empresas buscam obsessivamente o lucro, num mundo movido à capitalismo. Nem todos estão incluídos nessa utópica globalização, e a busca desenfreada por dinheiro é tão grande que nem os recursos naturais são respeitados, e chegamos ao estágio avassalador do aquecimento global. Os direitos humanos também são esquecidos, humilhando seres humanos, que tanto trabalham, mas que nem a própria dignidade conseguem manter. Homens e mulheres que acordam cedo todos os dias, buscando o mínimo de dignidade para suas famílias, e que todosos dias são lesados e humilhados de alguma forma, por aqueles que detém o poder.

De fato, a utopia de um mundo avançado igualitário, justo e integrado não existe. Buscamos qualidade de vida e realização pessoal com o objetivo de sermos felizes. As desigualdades de todos os tipos, sejam sociais, de gênero ou raça, a despreocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, só atrasam a formação de um mundo melhor, e nos deixa perto de todo tipo de catástrofe humana. Afinal, até quando a sede por dinheiro e poder moverão o mundo?

Thais J Passos
Enviado por Thais J Passos em 20/12/2010
Reeditado em 17/01/2011
Código do texto: T2682971
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.