Aspectos da situação global (social, econômica,cultural, educativa )que chamam a atenção no Brasil.

Alguns aspectos da situação global chamam a atenção hoje no Brasil, podemos destacar a educação brasileira como ponto de partida para desenvolvermos um estudo sobre outros aspectos relacionados, tipo: cultura, economia e sociabilidade

A educação brasileira passou por grandes transformações nas últimas décadas, que tiveram como resultado uma ampliação significativa do número de pessoas que têm acesso a escolas, assim como do nível médio de escolarização da população.

No entanto, estas transformações não têm sido suficientes para colocar o país no patamar educacional necessário, tanto do ponto de vista da igualdade de oportunidades, quanto da competitividade e desempenho.

No âmbito social, por exemplo, vemos uma série de exclusões que poderiam ser evitadas se dentro de um contexto, fosse ,de forma consciente, trabalhado a questão da exclusão nas escolas primárias.

No que diz respeito à cultura podemos destacar a falta de incentivo e de apoio que algumas instituições públicas ou privadas, deixam de oferecer para o engrandecimento da mesma e a pluralidade cultural.

Pluralidade essa que acaba por vezes se transformando em desigualdade e precisam ser encaradas criticamente.

Nos noticiários e no estudo da história podemos ver inúmeros exemplos disso, como a destruição física e cultural de tantos povos indígenas, a violência que significa a escravidão ou as tantas formas de pobreza que convivem com a riqueza em nossas cidades.

Uma das fontes de tratamento preconceituoso e discriminatório é a crença de que as sociedades que tiveram um maior desenvolvimento técnico e econômico são superiores às outras. Será que esse desenvolvimento representa um aumento qualitativo da vida humana?

Desta forma a educação passa a ser prioridade para que outros aspectos como cultura, economia e relações sociais se completem e desenvolvam, de forma a termos uma sociedade mais justa e gratificante para todos os cidadãos.