RELATÓRIO DOS PREPARATIVOS PARA O ACONTECIMENTO DA FEIRA TRANSDISCIPLINAR NO QUE TANGE AO CURSO DE TURISMO.

No dia 29/04/2010 os acadêmicos da 5TUN1 deram início à parte prática do Trabalho Transdisciplinar que consiste na construção de um estante contendo três barracas que serão direcionadas aos três municípios trabalhados em classe, bem como, com inúmeras visitas in loco no decorrer do Curso de Turismo da FABEL.

A mega estrutura do estante do Curso de Turismo é um projeto do acadêmico Welinton Melo, mentor da idéia, que logo foi aderida por toda a classe. Para a constituição do mega projeto conta-se com a capacidade desconhecida até então, do acadêmico Edemir dos Santos de mestre de carpintaria, o que é uma revelação extraordinária que muito engrandece a Feira Transdisciplinar, principalmente, o estante que diz respeito ao Curso de Turismo. Nesta empreitada conta-se com a ajuda valiosíssima do colega acadêmico Edmilson Braga que também possui dotes desconhecidos até então.

A idéia mobilizou todos da turma 5TUN1, logo no dia 29/04/2010 a acadêmica Patrícia Ventura, bem cedo pela manhã seguiu em seu veículo para a Rodovia Artur Bernardes, próximo da ASEEL, para lá encontrar com Welinton com a finalidade de captar um amontoado de ripas em todos tamanhos que estariam jogados no mato às proximidades da beira do rio, ao lado da ponte de concreto existente no local.

Nesse dia Patrícia e Welinton contaram com a ajuda de uma terceira pessoa (Manuel Magalhães) que muito contribuiu com o trabalho árduo de captação de madeira para o estande, esta pessoa não faz parte dos discentes da faculdade e todo agradecimento será pouco para expressar a gratidão da 5TUN1.

Ao coletar a madeira os acadêmicos seguiram para a casa do Felipe que se disponibilizou a guardar não somente a madeira, mas também qualquer outro material que seria usado na confecção do estande da turma. Desta forma a residência do Felipe serviu de depósito para inúmeras caixas de papelão, um amontoado de ripas em vários tamanhos, pernas mancas e tábuas brancas.

Outrora em uma data não determinada a acadêmica Vilma viu no lixo umas tábuas brancas e com ajuda do Felipe levou para a casa dele, portanto, a quantidade de material era considerável, este material permaneceu na casa do Felipe até o dia 13/05/2010, quando a acadêmica Patrícia Ventura, seu esposo e o Felipe encheram o veículo com o material, o que também foi um trabalho árduo e rumaram para a BR-316, em frente à UNAMA, para encontrar o Edemir que iria direcionar para uma ruela de um conjunto, onde mora a Edileuza, que possui um espaço grande, o que confere estabilidade para que sejam montadas as bases do estande. Grande parte do material arrecadado ficou desde este dia na casa da Edileuza, onde os acadêmicos darão inicio a montagem do estande.

Também no dia 13/05/2010 os acadêmicos Raquel, weliton e Izeth se dirigiram ao Parque Estadual do Utinga para pegar uma gama de material arrecadado por Vilma e Martha (papelão, materiais oriundos da SEMA Secretária de meio ambiente, aproveitamento de madeira), que fazem estágio no referido parque e consolidaram o determinado material em um único local para que a Izeth pegasse em seu carro. O destino do material coletado no parque foi à casa da Edileuza, que foi eleita como sede da montagem do trabalho.

Por trás dos bastidores está acontecendo uma série de articulações entre os acadêmicos, no que tange alguns materiais que terão que ser adquiridos ou emprestados e nesse sentido conta-se com a colaboração da incansável Vilma que se responsabilizou em arranjar furadeira, pistola de cola quente, martelo, prego pequeno; Patrícia se responsabilizou por papelão, 5 kg de cal, duas bisnagas vermelhas; Lucileide uma embalagem de água mineral; Natalia 40 águas; Karla duas bisnagas azuis; Bruna vai doar três refrigerantes de dois litros; Maria Benedita também doará dois refrigerantes de dois litros; Raquel ficou com a responsabilidade de doar pregos e bisnagas verdes.

A colega acadêmica Irismar enviou oficio para a COMPAR, Fábrica de Coca – cola, com objetivo de conseguir mais alguns refrigerantes para o evento e, além disso, conseguiu através de amizades toda a madeira em perna mancas para a armação do estande.

O Weliton com seu carisma já conhecido pelos demais conseguiu o ônibus que irá trazer o grupo folclórico até o espaço onde ocorre a Feira Transdisciplinar.

No dia 22/05/2010 acontecei a primeira reunião geral que se constituiu em um mutirão na casa da Edileuza para a elaboração de montagem do estande da turma do Curso de Turismo, houve lista de presença que será anexada e este relatório, a 5 TUN1 agradece a estupenda e maravilhosa acolhida na casa da colega Edileuza que não mediu esforços para com os trabalhos inerentes a montagem do estande, bem como deixou toda turma super a vontade em sua residência e ainda ofereceu um mega café da manhã bem como merenda e almoço caprichado, sem contar com o mega espaço de sua residência.

Nesse dia Raquel, Martha e Welinton foram os primeiros a chegar a casa da Edileuza, seguidos de Patricia, Felipe e Lúcia, posteriormente, outros colegas começaram a chegar, pôde-se observar que alguns chegaram a partir das 13 horas, entretanto, o importante é que chegaram.

O grupão foi interagindo e modo a formar grupos menores de modo que, cada grupinho ficou incumbido de uma atividade diferente, poder-se-ia citar quem fez o que, contudo, as mais de cem fotos feitas no local falam por si só.

Destaca-se, porém, a acadêmica Lúcia que cortou a terçado 522 pedaços de ripa sozinha, pois, era a única que dominava a ferramenta, devido ao fato os colegas a apelidaram de “machuda”. O welinton esteve brilhante atuando com dinamismo em setores variados, Felipe e Patrícia estiveram atuando na mistura da cal e posterior pintura das ripas, atividade muito tensa, cansativa e demorada que envolveu a ajuda de inúmeros colegas: Irismar, incansável, Natália, Jane, Edmilson, vale ressaltar que nesta atividade muitos ajudaram se houver a falha por falta de citação do nome alguém é mero lapso ou esquecimento não se deseja cometer nenhum ato de injustiça.

Merece destaque a atuação da colega Natália que ao chegar à casa da Edileuza não poupou esforços e colaborou de forma harmônica e grandiosa na pintura de 174 pedaços de ripa referente ao estande de Bragança, pois estas já haviam sido pintadas, entretanto, mereciam uma segunda mão de pintura.

Merece especial atenção a colega Raquel com sua juventude e dinamismo esteve atuando em várias áreas do trabalho, no princípio ajudou com as ripas tentando cortá-las com um facão, esteve na colagem do papelão e em muitos outros setores.

Pode-se dizer que o trabalho com o papelão é um capítulo a parte, além de ser uma atividade que exige paciência e dedicação o que se fez presente nas acadêmicas, Vilma, Martha e Izelinda que passaram o dia todo numa mesma atividade considerada um tanto desgastante por exigir uma colagem perfeita, atividade que se enquadrou muito bem no modo de ser exigente das meninas.

Gostar-se-ia de citar os nomes de cada um dos colegas, entretanto, confessa-se que este trabalho ficaria cansativo e extenso e neste momento de final de semestre o tempo urge, as atividades particulares de cada um são intensas, mesmo assim tenta-se reproduzir fielmente, neste relatório a integração dos colegas da 5TUN1 oriunda da produção Transdisciplinar .

A acadêmica Ana Cláudia merece todo agradecimento da turma por ter se disponibilizado a desenhar em tamanho natural os desenhos referentes aos três municípios estudados e apresentados na Feira Transdisciplinar, entendeu-se com esse trabalho que as pessoas possuem aptidões diferentes e que neste momento puderam integrar umas com as outras onde se viu que se precisa uns dos outros para compor tão grandioso trabalho.

No mais lá na casa da Edileuza notou-se a colaboração eficiente e incansável da Renata que a todo o momento limpava o chão mantendo o espaço bem limpo; da Maria Benedita que a todo o momento servia água e refrigerantes para os colegas, além de anotar as informações que o Welinton passava; Karla saia várias vezes em seu carro para comprar material que faltava; Ana Paula ajudou a recortar os desenhos; Bruna ajudou a pintar as infindáveis ripas; tentou-se deixar os acadêmicos à vontade para ver onde cada um se enquadrava, em qual aptidão de atividade e assim cada um fez o que quis, concorrendo desta maneira para que não houvesse nenhum tipo de agressão por parte das atividades com cada um, ficando desta maneira “cada um no seu quadrado”.

O clima foi de paz, não havendo nenhum atrito grave neste primeiro momento de reunião, acredita-se que a grande maioria até conseguiu se divertir com os trabalhos e principalmente com o mega e estupendo almoço oferecido pela Edileuza.

Não podemos deixar de mencionar o apoio maravilhoso que as acadêmicas Lucileide e Milene estão dando ao evento ao conseguirem o Data show que será usado pelas equipes dos três municípios, constata-se desta forma que cada um está ajudando como pode sem que haja agressões a sua vida particular. E assim vale salientar o empenho do colega Edmilson que conseguiu o ônibus para transportar o grupo que fará apresentações de danças típicas de cada município e ainda no segundo momento este empenhado acadêmico conseguiu mais papelão para ser utilizado na montagem do estande.

E por citar a questão do papelão, observa-se que neste segundo momento as acadêmicas Patrícia, Vilma e Raquel outra vez colaboraram grandiosamente com a coleta e desta vez contou-se com a ação das acadêmicas Renata e Maria Benedita que colaboraram extraordinariamente com o papelão para este segundo momento do trabalho na casa da Edileuza na data 29/05/2010.

Nossa maravilhosa colega Natália meio triste porque seu nome não havia entrado na citação acima, escreveu relatando a seguinte fala:

“ENCHI MEU CARRO, FIQUEI NO SOL APESAR DE NAO PODER, POIS TENHO UMA DOENÇA DE PELE

EU SAI DE CASA MEIO DIA PRA COLETAR PAPELÃO, DEPOIS FUI COM CARRO COLETAR, FIQUEI COM A PELA IRRITADA, POIS EU TENHO PITIRIASE ROSEA, E NÃO POSSO PEGAR SOL. AI EU FICO DE FORA DOS AGRADECIMENTOS NE?

“DA PROXIMA VEZ EU VOU MANDAR UM CAMINHÃO.” (Natália)

Observamos que os colegas estão muito preocupados com o que está sendo escrito no relatório, entretanto, imaginamos que todos sabem o que cada um está fazendo e cada um sabe o que está fazendo em prol do transdisciplinar, até mesmo os docentes e a Coordenadora do nosso curso sabe quem de fato está fazendo alguma coisa, exemplo se “eu sei que fiz alguma coisa em prol desse trabalho, não tenho que me preocupar, basta que saiba que fiz pronto”.

Precisa-se deixar clara a participação de todos que realmente se empenharam para que a I Feira Transdisciplinar da Fabel ocorresse deste modo, a fim de não cometer injustiças transcrevem-se as falas de alguns colegas que contribuíram até mesmo para a constituição deste relatório:

Irismar/Milene/Lucileide/Renata: contribui com madeira, papelão, eletricista (ok pra o dia do evento), ofícios pra empresa coca-cola (aguardando resposta), material pra sistema elétrico (aguardando a confirmação), água mineral (confirmado), Data show (confirmado), cx de som, dinheiro pra confecção de camisas (11 camisas) pra equipe Marapanim, Banner, folders e brindes.

Ana Claudia/Ana Paula e Felipe: estão colaborando dentro das possibilidades que cabem a eles citar. (REIS, Lucileide).

A acadêmica Beatriz participou que ao começar os preparativos para o transdisciplinar começou a trabalhar não podendo ajudar de forma alguma com os trabalhos na casa da Edileuza, entretanto, se responsabilizou para assumir compromissos financeiros arcando com doações com relação a gasolina do ônibus que transportará o grupo que irá apresentar danças folclóricas regionais.

Igualmente a acadêmica Jackeline informou que passou por um período difícil em sua vida familiar não podendo comparecer aos encontros na casa da Edileuza, entretanto, relatou que pode contribuir financeiramente com o que for gasto com a montagem do estande ou também com o combustível do ônibus.

A terceira reunião está marcada para o dia 03/06/2010 na casa da Edileuza, deverão ser finalizados os desenhos, desenvolver-se-á trabalhos referentes a pinturas e recortes dos desenhos representantes dos municípios, bem como, pintura dos paredões de papelão.

Houve ainda a quarta reunião na casa da Edileuza no dia 04/06/2010, onde um número bastante reduzido de acadêmicos esteve presente, existe lista de freqüência de todos os momentos de reunião da na casa da colega.

Acredita-se que cada acadêmico citado colaborou ou ainda irá colaborar nos próximos dias, muito mais, do que foi expresso neste relatório, haja vista, a extensão e dinâmica do trabalho.

No dia 08/06/2010 os trabalhos de montagem do estante começaram às 10h: 00, haja vista, que todo o material constituído para compor o estande chegou à noite anterior na FABEL através da acadêmica Izeth que trouxe em seu carro a mega estrutura. Enfatiza-se que a referida colega deixou um carro com motorista às ordens para o que fosse preciso pela parte da noite no ato da montagem do estande na faculdade.

Na manhã do dia 08/06/2010 estavam presentes na FABEL, Felipe, Edemir, Weliton, Patrícia, Raquel, Edmilson, Lúcia, um sobrinho do Edemir e o carpinteiro contratado ao Edemir e Patrícia foi designado serviços externos, algumas compras e principalmente pegar as camisas na empresa em que foram confeccionadas.

Pela parte da tarde e entrando pela noite outros acadêmicos estiveram presentes Vilma, Martha, Ana Cláudia, Milene, Lucileide, Ana Paula, Bruna, Renata, Patrícia, Edemir (estes últimos estiveram na FABEL de manhã, atuaram em serviços externos e retornaram à FABEL, com as camisas do evento, às 18 horas) etc. Todos ficaram até as 21h50mim, também neste momento do trabalho houve lista de freqüência passada pelo Felipe. (Professora Socorro esteve conosco a noite neste momento, o etc. citado quer dizer que outros acadêmicos estiveram nos estandes nessa hora...).

Sabe-se que o empenho de uns foram superiores ao de outros, porém, pensa-se que para o trabalho dar certo deve ser mesmo por este caminho, pois cada ser humano revela uma aptidão, um dom, cada um é diferente do outro, por isso, acredita-se numa frase ouvida há alguns anos “todo ser humano é superior a mim em alguma coisa e nesse particular eu aprendo com ele”. (Wagner Fontes).

Desde o princípio, muito sábio foram às palavras da Professora Rosicléia que disse que não deveríamos “carregar este trabalho nas costas”, mas, sim, ir fazendo conforme as necessidades fossem se apresentando, de acordo com a aptidão de cada um e, portanto, temos certeza que para os mais empenhados foi assim que se processou. Infelizmente, percebeu-se a falta de integração de alguns, por motivos fúteis, onde predomina rixas, mal entendidos, considera-se, entretanto, que tais manifestações foram em pequena escala, dada a grandeza do trabalho e no conjunto, até aqui, tudo deu certo.

Encerra-se o relatório e agrega-se a este a listagem com os nomes dos acadêmicos que freqüentaram a casa da colega Edileuza com o objetivo de contabilizar às 30 horas complementares prometidas pelo corpo docente da FABEL e pretendidos pelos acadêmicos.

Entretanto, o primeiro dia da Feira foi um sucesso e o estande de turismo superou-se por seu visual criativo, rústico, exaltando a simplicidade típica dos atrativos de Bragança, Soure e Marapanin, estandes confeccionados com matérias primas recicláveis, tais como, papelão, sobras de tecido, sobras de tintas para tecidos e etc. Exposição de fotos e artesanatos da região referentes aos municípios em questão.

Acredita-se que todos ficaram felizes com os resultados, principalmente, os de ordem visual dos estandes, pequenas rusgas e percalços devem ser trabalhados, há quem diga que trabalhos deste porte só aumentam a distância entre os acadêmicos da turma 5TUN1, observa-se que para alguns a metodologia não funciona, pelo contrário, só agrava profundas lesões, principalmente para àqueles que padecem de um grande complexo de inferioridade.

No mais, espera-se que todo o processo ocorra dentro de uma expectativa satisfatória no próximo dia (10/06/2010),neste semestre um dos conteúdos ministrados pela Professora Socorro Almeida na disciplina Gestão foi o SISTUR do Professor Mário Beni, procurou-se fazer uma ponte entre o material ministrado em classe e todo o processo Transdisciplinar, observou-se todos os discentes da 5TUN1 integrados em prol de um objetivo único, com visão holística, o que remete a idéia do SISTUR do Mário Beni, derivado da metodologia ministrada no trabalho Transdisciplinar chegou-se a esta comparação conclusiva.

Pequenos grupinhos e panelinhas são formados, ainda não se percebe a turma do Curso de Turismo da FABEL trabalhando unida em prol de um objetivo, muito já se conseguiu, notam-se acadêmicos com as mentes abertas, receptivos a tudo, admitindo ainda que forçadamente (como um carro que não quer pegar de manhã cedo) uma visão holística no que tange a trabalhos do porte deste.

Percebe-se ainda acadêmicos atuando de forma a viabilizar benefícios individuais e particulares demonstrando de tal modo a falta de integração da turma, entretanto, muito já foi conquistado e a Feira Transdisciplinar foi um sucesso, aguardam-se melhores desempenhos no processo evolutivo dos acadêmicos nos próximos capítulos do curso.

“A verdadeira amizade pode basear-se somente na união de modos de ser semelhantes.”

(Ludwig Beethoven)

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 15/02/2011
Código do texto: T2794056
Classificação de conteúdo: seguro