Resgate à Brasilidade

“Precisamos adorar o Brasil.

Não é só um país sem igual.

Nossas revoluções são bem maiores

que quaisquer outras, nossos erros também.

E nossas virtudes? A terra das sublimes paixões...

Os Amazonas inenarráveis...os incríveis João-Pessoas...

O Brasil não nos quer! Está farto de nós!

Nosso Brasil é no outro mundo. Este não é o Brasil.

Nenhum Brasil existe. E acaso existirão os brasileiros?”

Essas são palavras de Carlos Drummond de Andrade. O poeta nos apresenta versos que nos questionam sobre o nosso amor ao Brasil, o nosso patriotismo, nossa verdadeira identidade.

Brasileiro. Quem são os brasileiros? Brasileiros são as pessoas que moram no Brasil? São as pessoas que enviam cartas com selo brasileiro? São as pessoas que preenchem formulários com o BR? Quem são os brasileiros? Ou melhor, onde estão os brasileiros? Para onde fugiram esses tais de brasileiros??

Territórios ocupados, cartas enviadas e formulários preenchidos não significam nada. O que realmente importa, é o sentimento de amor ao seu país, o patriotismo, a preservação da tradição, a história, o hino, as suas belezas naturais, a sua importância no Mapa Mundi.

O Brasil é um país diferente, suas origens são várias, e não apenas uma. Nossa cultura é uma mistura de várias outras culturas. O Brasileiro é branco, é negro, é pardo. É um pouco de cada...o Brasileiro tem a curiosidade do índio, a garra do negro e a audácia do branco. Dessa mistura nasceu um povo alegre, inteligente, bonito, trabalhador, sonhador e patriota.

Mas até que ponto somos patriotas e zelamos pelo nosso país??

Corrupção e lavagem de dinheiro, políticos sem censo de humanidade, caixa 2, impostos altos, deputados com altos salários, enquanto muita gente está passando fome. A política deixa sim, muito a desejar. Os governantes não são nada patriotas, e é por isso que o Brasil está de ponta cabeça nessa questão. As pessoas, não tem opção, e votam cada vez mais em branco. Se vêem num emaranhado de gente se candidatando, falando que vão acabar com os problemas brasileiros. Mas fica tudo na promessa...

Desmatamento, poluição, camada de ozônio, seca, fome e miséria. O Brasil é rico em fauna e flora. Nossa Amazônia é motivo de inveja estrangeira, e deveria ser muito bem conservada pelos brasileiros. A água já foi abundante, mas o desperdício é lastimável, tanto quanto as perdas que teremos com isso. A destruição atinge fisicamente e emocionalmente. Nossas maiores riquezas, estão sendo muito destruídas, e a cada dia que passa, perdemos oxigênio, fauna e flora. Nossa natureza é motivo de orgulho brasileiro, mas isso não dá o direito de destruirmos, levando-se em conta, nossos próprios benefícios materiais.

Saúde e hospitais que não cobrem às necessidades do povo, crianças trabalhando, escolas precárias, falta de emprego e educação. Como resgatar a brasilidade de alguém que está a um ano sem emprego, com família e filhos para alimentar?? Não se pode formar novos brasileiros patriotas e conscientes, sem escolas e educação. Educação esta, que barra jovens nas portas das faculdades, por falta de dinheiro.

“Mas se ergues da justiça a clava forte

Verás que um filho teu não foge à luta

Nem teme quem te adora a própria morte

Terra adorada

Entre outras mil, és tu Brasil

Ó pátria amada

Dos filhos desse solo és mãe gentil

Pátria amada, BRASIL"

És tu Brasil, que acolhe pessoas do mundo inteiro. És tu, meu país, do Cristo Redentor. Brasil do pampa gaudério. Brasil do Carnaval, festa mundial. Brasil do vôlei, futebol, ginástica, paraolímpicos. Brasil de belezas naturais. Brasil de gente alegre, sorridente e simpática...e que acredita!!!

Não podemos de mencionar que somos o país mais empreendedor do mundo, e destacar a criação da Urna Eletrônica em 1995, superando até os EUA. Nossa rede de computadores e celulares supera outras nações em desenvolvimento. Nossos publicitários ganham muitos prêmios internacionais devido à sua criatividade. Grupos nacionais de diferentes estilos fazem sucesso na Europa, Japão e América Latina.

Airton Senna, Getúlio Vargas, Betinho, Tim Lopes. Pessoas verdadeiramente brasileiras!!! Orgulho. Paixão. Fé. Dedicação. Causa. Conseqüência. Resultado. O que essas pessoas têm em comum?? O patriotismo e a vontade de mudar. Acreditaram no Brasil, e nos brasileiros. Fizeram história, ao mesmo tempo, que mudaram a história de milhões de brasileiros. Quem não parou num domingo e não se emocionou a ouvir Galvão Bueno gritar: “Airton Senna do BRASIL”. Quem não sente orgulho da existência de um presidente como Getúlio, que além de tudo, era gaúcho. Quem nunca ouviu falar das histórias do incrível Herbert de Souza, o Betinho?? Idealizador da Campanha Contra a Fome, e autor da frase: "Quem tem fome, tem pressa!!". Magro, doente, mas brasileiro até o fim. Reportagens, denúncias, que valeram a sua vida. Quem não sentiu repulsa ao saber da morte de Tim Lopes?? Um jornalista que morreu em prol de uma GRANDE causa.

Esses brasileiros deixaram sua marca, no coração de tantos outros que continuam a luta por essas e outras causas.

Somos brasileiros. Está no nosso sangue. Está na nossa mente. Está no nosso coração. E DEVE estar nas nossas ações.

Resgatar a brasilidade, é na verdade, resgatar o brasileiro. Buscar na alegria do povo, a inspiração para sempre continuarmos. Não iremos desistir!!! Não viemos à Terra à passeio... Fomos escolhidos para sermos brasileiros, e a nossa genética não deixa dúvidas disso.

Todos somos brasileiros, alguns ainda não descobriram , é verdade. Mas temos que estar MUITO bem conscientes de que a política suja, o desmatamento e a falta de recursos, são causas das nossas ações. Então, se queremos mudar, devemos começar por nós mesmos. O Brasil é um país perfeito, zelar por ele é a nosso dever. Então, vamos mostrar nosso valor, vamos mostrar nossa importância. Vamos ser, mais do que locatários do nosso país.

“Nosso Brasil é no outro mundo. Este não é o Brasil

Nenhum Brasil existe. E acaso existirão os brasileiros??”

Engano seu Drummond.

O Brasil está aqui. Ele existe.

Os brasileiros??

Haaa, os brasileiros...

Estão se recuperando de uma drástica mudança de nacionalidade.

Agora eles estão bem.

Voltaram a ser brasileiros.

Seu coração voltou a bater no ritmo do Hino Nacional. E a cada dia que passa, aumentam os sorrisos do povo dessa magnífica nação.

E agora, mais do que nunca, e com total certeza, podemos dizer que o BRASIL é dos BRASILEIROS.

Minha oratória que eu apresentei hoje, terça-feira dia 07/11, mas que, infelizmente, não foi a vencedora...mas valeu a aprendizagem. É nessas horas que a gente vê que têm amigos, que têm família e que têm apoio. Foi muito legal...

paulamiola
Enviado por paulamiola em 03/11/2006
Reeditado em 07/11/2006
Código do texto: T281127