Breve estudo sobre a hotelaria na Região Centro-Oeste do Brasil

INTRODUÇÃO

A hotelaria no mundo perpassa por divisão de classes sociais, no Brasil essa situação não foi diferente, a boa receptividade e acolhida para com os viajantes e cidadãos comuns ocorria nos ranchos de senhores de engenho da época, por outro lado os viajantes ilustres eram recebidos e acolhidos nas igrejas e mosteiros, pesquisas mostram que no século XIII havia uma área no interior do Mosteiro de São Bento, localizado no Rio de janeiro, destinadas aos fins hoteleiros na boa recepção de viajantes ilustres, observa-se então que os primórdios da hotelaria fora assim por todas as partes do mundo.

Entretanto, a partir da chegada da Corte portuguesa para o Brasil, em 1808, precisamente para a cidade do Rio de Janeiro, a cidade recebeu vários estrangeiros para ocupar cargos de responsabilidade junto à corte, como por exemplo, advogados, e outros dos meios científicos e econômicos e nesse momento como a demanda por alojamentos era elevada, constatou-se que o serviço de hospedagem que a cidade oferecia era insipiente e que a estrutura hoteleira do Rio de janeiro era pobre e insuficiente.

Diante dessa situação mentes empreendedoras surgiram de diversas regiões e começaram a aparecer novos estabelecimentos com o intuito de suprir as necessidades da demanda por todo o Brasil, principalmente, nas grandes capitais, nas cidades abençoadas com paisagens de rara beleza cênica e em estâncias minerais.

Passeando pela história da hotelaria no Brasil, observam-se períodos de altos e baixos, como por exemplo, o fechamento dos cassinos que se constitui um fato extremamente negativo para o ramo hoteleiro ou o incentivo oferecido pelo governo na década de 40 a àqueles investidores que desejassem montar um hotel, pois estes ficariam por sete anos isentos de todos os impostos municipais, norma válida para os cinco primeiros empreendimentos que se instalassem no Rio de Janeiro. Este incentivo fora a injeção de ânimo que setor precisava e a partir de então surgiram muitos estabelecimentos na cidade do Rio de Janeiro e pelo Brasil a fora.

Viu-se a necessidade de fazer este breve histórico da origem da hotelaria no Brasil, visto que adentraremos numa fatia deste imenso Brasil, ou seja, a região Centro-Oeste, para pontuar feitos da hotelaria ontem e hoje na referida região e como o turismo influencia a hotelaria ou vice-versa, entrelaçamos numa cadeia simbiótica de fatos ou acontecimentos.

OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é pontuar um breve estudo do mercado hoteleiro na região Centro-Oeste do Brasil, levando em consideração a grande gama de atrativos turísticos, quer de natureza ambiental e ecossistêmica, quer de natureza histórica e cultural ou até mesmo discorrer sobre o fato da capital do país, Brasília, com a sede do governo Federal, fazendo parte deste circuito com sua arquitetura moderna e recente, haja vista, que a cidade atinge seus apenas cinqüenta anos, desta forma, uma região com tantos atrativos precisa estar equipada com infraestrutura receptiva de boa qualidade, fato que começa a despontar nos projetos empreendedorísticos que vem surgindo na região.

BREVE HISTÓRICO SOBRE A REGIÃO

A região Centro-Oeste do Brasil é a segunda maior do país, formada pelos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, tendo como principais cidades Goiânia, Cuiabá, Campo Grande e Brasília. Esta região supera em extensão territorial a soma de territórios de onze países do estrangeiro. Sua população agrega valores culturais por causa das suas origens oriundas de diversos locais pelo Brasil a fora.

Os primeiros habitantes desta grande região foram os indígenas, posteriormente chegaram os bandeirantes que fundaram as primeiras vilas, apesar de gigante em extensão territorial, esta região é a menos populosa, apresentando um índice baixíssimo de densidade populacional, neste aspecto perde somente para a região Norte.

Observa-se a riqueza da região no que se refere à vegetação com seus extraordinários ecossistemas natural, haja vista, as três bacias hidrográficas e as diferentes e variadas formações vegetais, a exemplo, o cerrado, e ainda sem mencionar o Pantanal com suas áreas de constantes alagamentos.

O turismo vem crescendo e se desenvolvendo na região Centro-Oeste, o atrativo para o fomento da atividade turística no local deve-se ao foto da rica região de flora e fauna que é o Pantanal Mato-grossense, as Chapadas dos Guimarães e a Chapada dos Veadeiros localizada na região, ainda deve-se levar em consideração a localização do Parque Nacional das Emas, que muito contribui como fonte de atração para as idas e vinda de turistas na região.

Brasília também tem seu encanto, é uma cidade projetada há cinqüenta anos e prima por uma arquitetura moderna já fazendo parte do Patrimônio da Humanidade, e o turismo pode contar também com as cidades históricas de Pirenópolis e Goiás que preservam seus casarões antigos e igrejas que datam de mais de 200 de história e que mantém a cultura histórica do período da colonização, estas cidades dispõe de boa rede hoteleira.

A região, precisamente, em Goiás possui a segunda melhor malha rodoviária do país, somente perdendo para o Estado de São Paulo, o demanda grande número de turistas nesta região, dada as condições de acessibilidades através dos transportes.

A região Centro-Oeste luta para consolidar o turismo de negócios, haja vista, que segundo o Ministério do turismo desde 2002 até os dias atuais a região recebeu mais de R$ 42 milhões para infraestrutura e capacitação de pessoal, somente em Goiás, com apenas 5,1 milhões de habitantes, a cidade já possui 1243 hotéis e mais de 100 mil leitos, fato que demanda aceleração e desenvolvimento do turismo na região, seja por suas belezas históricas ou naturais, ou seja, pelo turismo de negócio, o fato que o turismo movimenta a economia gerando empregos.

Observou-se em pesquisas que a região por suas riquezas tão propagadas desperta o furor turístico e, conseqüentemente, o crescimento econômico, devendo ser em pouco tempo uma região promissora no que se refere à atividade turística e, por conseguinte, a receptividade hoteleira que atua atrelada a essa atividade. Para exacerbar a relevância do turismo na região cita-se um trecho de um trabalho encontrado na internet denominado Desenvolvimento regional e turismo no Brasil: a região Centro-Oeste:

O turismo como atividade econômica vem se desenvol¬vendo rapidamente na região Centro-Oeste, atraindo visitantes de várias partes do mundo, especialmente com relação ao Patri¬mônio Natural, além de possuir atrativos relativos ao Patrimônio Histórico e Cultural.

No que diz respeito ao Patrimônio Natural, o principal atra¬tivo é o Complexo do Pantanal, uma das maiores planícies inun¬dáveis do mundo e com um privilegiado ecossistema. É consi¬derado pela Unesco Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. Muitos turistas brasileiros e estrangeiros visitam o Pan¬tanal procurando desfrutar de suas grandes e raras flora e fauna. Oferece boa infra-estrutura de empresas turísticas, como hotéis, pousadas e outros serviços.

ORIGEM DA HOTELARIA NA REGIÃO

A base da hotelaria na região Centro-Oeste é predominantemente familiar, principalmente no interior dos estados onde predomina a administração amadora, o que se traduz na perda de qualidade dos serviços para um público cada vez mais exigente, dada as circunstâncias dos avanços tecnológicos e da globalização. Observa-se um considerável atraso ao se igualar esta região quanto à hotelaria a outros estados brasileiros, ou aos estabelecimentos hoteleiros pelo mundo a fora.

O cenário da região mostra que existe demanda para o incremento do turismo, entretanto, a receptividade em termos de estrutura ainda é provincial diante de outras capitais brasileiras e regiões. A fim de abonar tal relato traz-se a fala de Márcio Magalhães, Diretor regional Centro-Oeste Vista hotéis & resorts:

Exemplo disso é Palmas, capital de Tocantins, um dos estados mais novos do país. Apesar de uma estrutura em desenvolvimento, existe uma grande demanda devido aos investimentos a todo vapor. No entanto, apesar de ser uma capital de estado, a hotelaria de Palmas é relativamente deficiente.

UMUARAMA HOTEL

Existem poucos trabalhos na internet ou mesmo quase nenhum que relatem a origem da hotelaria na região Centro-Oeste do Brasil, entretanto, percebeu-se em muitos trabalhos em frases aleatórias e pontuais que a hotelaria iniciou-se de uma iniciativa privada, familiar, pessoas de uma mesma família se reuniam e montavam hotéis e pousadas que hoje já estão no mercado há mais de cinqüenta anos como se relata na história seguinte:

Em 1957 a família Salles composta pelos irmãos Walter, Zequinha e Maricota decidem montar um hotel para oferecer confortável hospedagem aos visitantes da capital de Goiás, entretanto, os irmãos não possuíam nenhuma experiência no ramo e contavam apenas com um grande espírito de empreendedorismo.

Quando os quatro primeiros pavimentos estavam construídos, o Sr Walter Salles comentou com seus irmãos sobre a possibilidade do então atual presidente do Brasil, na época, Juscelino Kubitschek, comparecer à inauguração, entretanto, ao voltar de Brasília, o Sr Walter Salles sofre um acidente fatal, fato ocorrido em uma localidade denominada Sete Curvas e desde então, seus irmãos Zequinha e Maricota assumiriam a gestão do empreendimento com seriedade, responsabilidade, dinamismo e empreendedorismo, haja vista, que nos anos 70 o hotel recebeu por acréscimo mais quatro andares.

Contudo, em 1986 o Sr Antônio Massad compra da família Salles o direito de arrendar o estabelecimento, tal fato permaneceu por 13 anos e em 1999 o hotel volta para as mãos dos irmãos Salles, entretanto, no final do ano 2000, o Umuarama Hotel é vendido com todos os pertences para um empresário de Brasília, que se manteve como proprietário do empreendimento até o ano de 2008.

O hotel em épocas remotas chegou a possuir cerca de 200 funcionários, nos idos dos anos 70 houve a presença de hóspedes ilustres, o hotel hospedou várias pessoas famosas, celebridades ligadas ao futebol brasileiro, dentre eles, o Brito da Seleção Brasileira da Copa 70; Carlos Alberto Torres, o rei Pelé, além de outras celebridades como a Xuxa e o rei Roberto Carlos e até mesmo nos dias atuais o estabelecimento recebe pessoas ilustres do mundo encantado das celebridades.

Em 2008 o empreendimento passa para as mãos de outra família (Viana Carneiro) e permanece até os dias atuais. Com esta troca de proprietários o empreendimento recebe novos incentivos no campo de sua infraestrutura, oriundos de altos investimentos, possibilitando a revitalização de espaços e apartamentos adquirindo considerável transformação com a aquisição de novos equipamentos, atualmente o hotel conta com ambientes destinados a eventos sociais e corporativos e mais 144 apartamentos e suítes, sem dúvida um mega empreendimento que se iniciou de uma pequena iniciativa familiar.

Escolheu-se este estudo de caso do Umuarama Plaza Hotel para validar o pequeno e insipiente conteúdo encontrado na internet sobre a origem da hotelaria na região Centro-Oeste, entretanto, o insuficiente conteúdo é muito claro, apesar de insignificante, ou seja, fica claro e objetivo que os primeiros abrigos deram-se por causa dos bandeirantes e posteriormente os hotéis que surgiram eram de iniciativas familiares independente.

Fica obvio que o começo se deu através da iniciativa familiar, mas que no presente momento, a região centro-oeste passa por transformações, dada as questões ligada a globalização, onde as mudanças se fazem presentes em todo o mundo e para expressar o que se quer relatar faz-se uso desta citação encontrada no trabalho do Luiz Cesar de Miranda (UNIESP):

Regiões como Centro-oeste, norte e nordeste do Brasil cuja hotelaria independente ainda é forte, mas que começa a receber as ameaças das redes internacionais. Porém, é uma realidade brasileira que pode ser analisada em qualquer parte do país. Na primeira parte, o leitor terá uma idéia sobre a atuação da hotelaria independente no Brasil. Algumas análises sobre o perfil do turista no Território Nacional e a mudança de comportamento dos mesmos. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre os aspectos históricos e conceituais que pudessem subsidiar as considerações apresentadas.

Em seguida, são analisadas as ameaças que o hoteleiro brasileiro enfrenta e apresenta a hospitalidade como uma vantagem competitiva para a permanência do turista na localidade.

EMPREENDIMENTOS DI ROMA

Outro estabelecimento que merece destaque se constitui no maior complexo hoteleiro do Centro-Oeste brasileiro se localiza em uma gigantesca área verde, a Serra das Caldas, na cidade de Caldas Novas, no Estado de Goiás, o complexo é sinônimo de conforto, requinte, beleza e entretenimento, haja vista, a quantidade de opções de lazer existente no local, por exemplo, toboágua, bares aquáticos, lagoa quente, além da gastronomia típica brasileira e exótico paladar local (Galinhada, Peixe na Telha, Doces caseiros) e ainda grande concentração de atividades desportivas.

Este complexo pertence aos empreendimentos Di Roma que igualmente aos outros empreendimentos pioneiros começaram de uma simples ação, neste caso tudo começou com uma simples aquisição de uma casa para transformá-la em um hotel que seria um grande ponto em Caldas Novas, para abonar tal fato transcreve-se a história pesquisada no site http://www.diroma.com.br/Historia.aspx:

Em 1972, era apenas um sonho, adquirir aquela casa com vários cômodos, bem na praça central e transformá-la em um grande ponto de referência para a hotelaria de Caldas Novas. Mas aos poucos foi sendo ampliada e em 1976 já era referência como Hotel Roma.

Vários anos se passaram e em 1985, iniciou-se a construção do Thermas diRoma Hotel, com 92 aptos e uma bela área de lazer. Em 1995 mais 146 aptos foram incorporados ao complexo que hoje é eleito pelo Guia Brasil 4 Rodas, pelo sétimo ano consecutivo, como o melhor hotel de Caldas Novas.

No ano de 1994, dando início a era dos Flats e Condomínios, 110 aptos foram edificados e mais 110 no ano seguinte, sendo o Império Romano Residence o primeiro deles.

Em 2000 inauguramos o maior parque de lazer e entretenimento da cidade de Caldas Novas, o diRoma Acqua Park, o único com piscina de ondas termais do mundo.

Em 2001 entregamos o diRoma International Resort com 330 aptos e residências, uma união entre condomínio residencial e hotelaria.

Já em 2004, o Grupo abre seu primeiro empreendimento no município vizinho, Rio Quente, com 120 aptos em funcionamento e mais 120 para inauguração em 2006.

No ano de 2005, inaugura-se o Villas diRoma, com 220 aptos e lança o mais novo empreendimento, o diRoma Fiori, com 350 aptos, inaugurado em outubro de 2007. Neste mesmo ano, o Grupo registra sua credibilidade e confiança com seu mais novo lançamento: diRoma Exclusive com inauguração prevista para 2009.

Na linha de produtos, serviços, empresas e unidades de apoio para as realizações do Grupo, foram criadas as operadoras de turismo com escritórios de vendas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e representantes no Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

O Grupo diRoma possui ainda, um amplo Centro de Convenções e Eventos, preparado para atender a grande demanda do turismo de negócios da região.

Lança-se neste ano ainda, a construção do diRoma Splash, o maior parque de aventuras termais de Caldas Novas, previsto para ser entregue em 2008.

No mercado há mais de 30 anos, o diRoma se consolida como o maior Grupo Hoteleiro do Centro-Oeste Brasileiro, e vem crescendo continuamente. Hoje, é sem dúvida, sucesso nacional pela qualidade de suas acomodações a preços competitivos, e também por uma das taxas de ocupação mais surpreendentes dos últimos tempos.

RIO QUENTE RESORTS

O Rio quente é um município emancipado ao Sul do Estado de Goiás, foi descoberto por Bartolomeu Bueno da Silva, em 1722, lenda se entrelaça com a história ao relatar que o seu cachorro fugiu e foi parar em um rio de águas escaldantes e Bartolomeu ao ouvir os gritos foi ao seu encontro e deparou-se com um rio de águas escaldantes. Anteriormente chamado de Caldas Velhas, hoje município emancipado, chama-se Rio Quente era dependente de Caldas Novas, entretanto, o poder curativo de suas águas já eram conhecidas em tempos remotos, desde 1783, sua emancipação aconteceu em 1988, sua fama advém de abrigar o único rio de águas gentes do mundo.

Neste município de rara e singular beleza natural fica localizado o Rio Quente Resorts, estabelecimento hoteleiro que se consagra como o mais completo destino para apreciação da natureza, entretenimento e lazer da America do Sul, com piscinas naturais, hot park e a Praia do Cerrado, a maior praia artificial do mundo, com suas águas termais.

Nas passadas descobertas históricas, os bandeirantes encontraram fontes menores, porém, com as mesmas características, ou seja, todas as fontes naqueles arredores do Estado de Goiás eram de águas quentes e para diferenciar os locais de planície dos locais de encosta da Serra das Caldas, admitiram-se três denominações: Caldas Velhas, Caldas Novas e Caldas de Pirapitinga, entretanto, todos os lugares possuem o diferencial de fontes de águas quentes.

Segundo o site da Prefeitura do município:

Sua população estimada em 2009 foi de 3.100 habitantes. A Cidade de Rio Quente, situa-se numa região de clima tropical quente e úmido, com chuvas de verão, principalmente nos meses de novembro à março, com uma temperatura média anual de 23 C, oferecendo ao visitante excelentes condições climáticas para desfrutar suas belezas durante o ano todo. O Município de Rio Quente, que antes era distrito de Caldas Novas, embora de pequena dimensão territorial, tem uma boa agricultura, com cultivo de milho e arroz e pratica a pecuária de leite. No entanto sua fonte de recursos principal está no complexo turístico com renome Nacional. (http://www.rioquente.go.gov.br/pagina.php?secao=2&id=51).

No que concerne a implantação do Rio Quente Resort Nessa localidade, tudo começou em 1964, com um simples hotel de madeira com apenas 20 apartamentos, apenas para suprir a demanda de famílias da região, entretanto, logo no ano de 1966 o estabelecimento passou por uma reforma e acréscimo e passou dos 20 quartos para 100 apartamentos, a demanda de turistas continuava intensa devido aos atrativos da localidade e em muito breve a Pousada Hotel passou por nova reforma, desta feita foram construídos mais dois prédios e assim em 1977 o estabelecimento adquire o destaque de ser o primeiro hotel Premium do estado, com seus belos jardins projetados por Burle Marx.

Desde então Rio Quente Resort vem evoluindo e adquirindo cada vez mais opções de lazer para proporcionar o melhor a seus hospedes, em 1997 inaugura o Hot Park, maior parque aquático da América do Sul, em 2008 inaugura a maior praia artificial, a Praia do Cerrado, lançamento do Bird Land, Terra dos Pássaros, Pizzaria, Clube do Chopp, Centro de Convenções, Restaurantes, Espaço Gourmet e os planos não param pó aí, pois, sua administração já tem planos já formados até 2013, novos hotéis dentro do complexo, mega atração dentro do Hot Park, novo Centro de Convenções e Centro de Entretenimento Noturno, tudo criado com a finalidade de proporcionar alegria e prazer a todos que procurarem o empreendimento.

EVOLUÇÃO DA HOTELARIA

A Vista Hotéis & Resorts é uma empresa especializada em fornecer consultoria para empreendimentos hoteleiros, podendo atender Flats, resorts, apart-hoteis e todo estabelecimento do gênero, em sua atuação utiliza ferramentas inovadoras e administração de gestão capaz de impulsionar estabelecimentos da área atribuindo qualificação específica aos serviços hoteleiros, dada sua seriedade e capacidade para juntamente com os investidores pesquisar, analisar e descobrir os melhores nichos de mercado visando à implantação de projetos sólidos.

Em pesquisas realizadas pela referida empresa observou-se a seleção da viabilidade de novos empreendimentos hoteleiros para o Estado de Minas Gerais e para a Região Centro-Oeste, sendo estas as regiões mais promissoras em todo o país para a viabilidade de tais projetos, deste modo a referida empresa juntamente com investidores irão lançar em 2011 e com inauguração prevista para 2013 dez estabelecimentos do ramo com a bandeira Vista Inn, vale enfatizar que todos os estabelecimentos estarão localizados em pontos estratégicos com grande potencial econômico.

Para validar esta informação faz-se uso da palavra do Hugo Tanure, diretor de operações da Vista Hotéis & Resorts:

Todos os novos empreendimentos estarão estrategicamente localizados em cidades com grande potencial de desenvolvimento econômico, com altíssima demanda hoteleira. Cada novo destino foi selecionado a partir de processos extremamente rigorosos que contemplaram análises e diretrizes diversas, visando a otimização de suas perspectivas.

A Regional Centro-Oeste (Vista Hotéis & Resorts) se responsabiliza pelos projetos hoteleiros nessa área e como evolução no ramo prevê a implantação do projeto Vista 10 para os próximos dois anos em cidades estratégicas dentro e fora de Goiás e este vem justamente para atender as necessidades de demanda da região. Nestes dois anos há a previsão de dois hotéis, um localizado em Goiás e o outro em Anápolis.

Quanto às expectativas de crescimento hoteleiro na região, Márcio Magalhães comenta que cidades de Goiás, como Luziânia, Aparecida de Goiânia, Formosa, Anápolis e Trindade vislumbram o crescimento hoteleiro pelo forte potencial turístico, bem como cidades de Mato grosso, como Sinop, Corumbá, Araguaína, e Mato Grosso do Sul, que não possuem hotelaria de qualidade, entretanto, possuem grande demanda de visitantes.

Este relato se embasa nas palavras do próprio Márcio Magalhães quando diz que:

Nos próximos 10 anos a expectativa é de desenvolvimento no âmbito da hotelaria da região Centro-Oeste, devendo-se, principalmente a demanda gerada pelo desenvolvimento econômico crescente na região. A regional Vista Centro-Oeste tem pretensões concretas de fazer parte disso.

Com estes relatos conclui-se que a região tem potencial e se supera a cada dia, é uma região repleta de recursos naturais e ecossistemas, atrativos indispensáveis para que se propague o turismo na região, só falta uma ação de marketing para impulsionar e aquecer o setor econômico, aliado a iniciativas do teor que a Regional Centro-Oeste (Vista Hotéis & Resorts) disponibiliza e certamente daqui a algum tempo o desenvolvimento certamente será consolidado.

REFERÊNCIAS

BARLERA, Christiane; GARCIA Larissa Martins. Origens da Hotelaria. Revista Turismo. Site: http://www.revistaturismo.com.br/artigos/origemhotelaria.html

Informativo interno da Vista hotéis Nº 3 Dezembro de 2010. Site: http://www.vistahoteis.com.br/vistanews/newsletter_colaborador_dezembro2010.pdf

Desenvolvimento regional e turismo no Brasil: a região Centro-Oeste. Site: http://www.ivanpinho.com.br/downloads/economia_turismo/17417_Economia_e_Turismo_Aula_24_Vol_2.pdf

Site: http://www.latec.uff.br/cneg/documentos/anais_cneg4/T7_0078_0097.pdf

GALLI, Ubirajara. A história da hotelaria em Goiás (Dos pousos dos bandeirantes ao Século XX, Goiânia, 2005). http://www.umuaramaplaza.com.br/

Outros sites de pesquisa:

http://geoconceicao.blogspot.com/2009/09/regiao-centro-oeste-do-brasil.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Centro-Oeste_do_Brasil

http://www.hjobrasil.com/ordem.asp?secao=40&categoria=397&subcategoria=702&id=3840

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061126071220AAnklNx

http://www.diroma.com.br/Historia.aspx

www.hoteliernews.com.br

http://www.youtube.com/watch?v=SnMxLoCZmFU

http://www.rioquente.go.gov.br/pagina.php?secao=2&id=51

http://www.rioquenteresorts.com.br/rio-quente-resorts/historia

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 24/02/2011
Código do texto: T2812259
Classificação de conteúdo: seguro