A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Hoje se questionam muito o ensino da língua portuguesa como defasado arcaico e sem proveito.

Sabemos que devido a grande relevância que é dada ao estudo da mesma, tem-se criado abismo enormes entre o ensino e o falante da língua.

O papel da escola é ensinar a língua padrão ou pelo menos criar condições para que isso aconteça.

O objetivo fundamental do estudo da língua portuguesa é levar o falante natural ao domínio de sua própria língua, desenvolvendo as habilidades de escrita, leitura, oralidade e audição.

Mas o que vemos é o distanciamento do objetivo proposto, visto que o ensino da língua portuguesa acabou se tornando “o vilão” nas salas de aula, quer de escolas particulares, quer de escolas públicas.

Diante desse quadro é necessário rever conceitos relacionados ao ensino da língua, para que ele não fique descontextualizado e apresente um distanciamento da língua usada cotidianamente.

Nós professores ficamos atrelados ao hábito de regras gramaticais, não nos importamos com a verdadeira essência da língua que é o seu domínio.

Portanto não devemos nos ater a normas que mutilam o interesse dos nossos alunos, falantes natural da língua, e sim permitir um ensino que desenvolva as quatro habilidades básicas: Ler, escrever, ouvir e falar.

Juciara Brito, Acadêmica do curso de Pedagogia pela FACE ( Faculdade de Ciências Educacionais)