O povo tem o governo que merece!

O nosso sistema de governo é república, isto é, coisa do povo. Como participar desse governo? Se candidatando? procurando saber em quem estamos votando, ou apenas votar por votar?

O povo brasileiro anda apático em relação ao futuro do país. "São todos iguais, só querem roubar", referindo-se aos políticos. Não devemos pensar desse jeito, muito menos encarar as eleições como um jogo ou aposta. "Não posso perder meu voto! Vou olhar nas pesquisas quem está na frente". Isso é uma imprudência, assim você acaba de jogar seu voto no lixo e não contribui com sua opinião. Para que isso? Só para dizer aos amigos que votou em quem ganhou? E se essa pessoa for desonesta e contra seus ideais?

Nossa nação precisa se interessar mais pelas eleições, usar sua força para tentar mudar as coisas. Na época do Collor, o povo conseguiu tirá-lo do poder através de manifestações, eram os famosos "cara-pintada". O povo tem que se conscientizar que nós somos os patrões, se nos unirmos conseguiremos mudar as coisas, somos nós quem os nomeamos e os sustentamos, pois a cada cinco dias trabalhados, dois são para o governo através de impostos.

Temos que analisar as propostas, conhecer os candidatos, os seus ideais, seu caráter. Não só o dele, do seu partido e aliados também. O momento da escolha precisa de uma ampla e profunda reflexão, para conseguirmos encarar essa grande responsabilidade que temos em mãos. O que está em jogo não é apenas o título de governante, e sim o futuro de toda uma nação. É uma tarefa difícil, ainda mais quando as campanhas se baseiam no denuncismo e deixam de lado os verdadeiros problemas do povo. Lembre-se sempre que, um bom candidato não é aquele que possui boa aparência, riqueza material, bem graduado e discurso eloqüente. São características que podem até ajudar, mas o que adianta isso tudo se o candidato não defende os interesses do povo?

Por isso que digo. "O povo tem o governo que merece!" Se a nação não quer nada com nada o governo é que vai querer? Agora um povo que se une, se fortalece, que exige, que usa sua voz, sua força de expressão, terá um governo que atende suas necessidades e que trabalha por um futuro melhor.

Allan Pedro
Enviado por Allan Pedro em 07/11/2006
Reeditado em 11/11/2006
Código do texto: T284659