O poder da sociedade

Um pobre idoso, cansado da vida difícil a que foi e é obrigado a passar, vê ao longe um determinado candidato a qualquer cargo político. Imediatamente, seus problemas automaticamente se resolvem! Tudo está bem agora.

Esta cena é uma das muitas a que o povo brasileiro se acostumou a ver, e também a se iludir, nas campanhas eleitorais e demonstra o nível de hipocrisia que nosso sistema alcançou.

Quando Platão idealizou a república, certamente não imaginou que a vontade geral não seria sempre realizada, pois não considerou que não seria o indivíduo que realizaria o processo político, mas sim, um representante. Nisso consiste o principal problema de todos os sistemas atuais, a formação de uma elite política, o que acaba se tornando inevitável.

Apenas uma população verdadeiramente consciente do seu papel é capaz de interferir decisivamente nos rumos de uma nação, o que forma um aparente paradoxo, pois para que isso aconteça são necessários altos níveis de investimento de longo prazo para que essas pessoas tenham uma formação intelectual. Ainda há de se considerar que não interessa às elites políticas e econômicas do nosso país a formação de uma massa politizada, pois constituiria um risco à perpetuação do seu próprio poder.

O problema é resolvido quando se percebe que é possível à sociedade mobilizar-se por sim mesma, sem a juda do Estado. Só quando a população pressionar o governo, esse mudará.

O que ocorre no Brasil é que a sociedade ainda não tomou consciência do seu poder transformador, afinal, o governo é nada mais que uma criação da própria. O estado é reflexo da sociedade, não o contrário.

victor matheus
Enviado por victor matheus em 11/11/2006
Código do texto: T288037