É possível amar sem sentir ciúme?

O homem normalmente crê que não pode nutrir sentimentos contraditórios - e portanto, excludentes - em àquilo que vive, mas não ocorre desse modo, o que se percebe na confusa relação entre o amor e o ciúme.

O amor contem o elemento de sua própria destruição, assim como todos os sentimentos, pois o ciúme deriva da necessidade de posse, causada pelo fato de que, conforme o ser ama, passa proteger o objeto de amor o que é natural. No entanto, a intensificação desse processo leva a um sufocamento.

A pessoa que sente ciúme não o faz diretamente em função do outro, mas em função de si mesmo, para evitar possíveis decepções, e portanto, sofrimento. O ciúme descontrolado leva a um desejo de destruiçõ do amado, pois aquele percebe que nenhuma proteção basta para aplacar seu sentimento.

O medo do ciúme faz com que muitas pessoas não desejem formar relações duradouras, pois com o tempo existe a possibilidade de que o ciúme apareça. Entretanto, talvez seja pior sacrificar o amor pelo medo do que pelo ciúme propriamente dito.

É possível que haja amor sem ciúme? Não, pois esta relação faz parte da natureza humana, mas é possível controlá-lo, com a idéia de respeito mútuo e de que sempre é preciso deixar o outro com sua privacidade e opiniões.

Antes ser amado baseado na liberdade do que ser "amado" hipocritamente com base na força, até porque, como dizia o poeta Gibran: "podeis controlar vosso corpo e vossa mente, mas não vossos espíritos".

victor matheus
Enviado por victor matheus em 11/11/2006
Código do texto: T288038