EDUCAÇÃO E CORRUPÇÃO NO BRASIL

Simplesmente vergonha, é a única palavra que tenho, no momento, para retratar a forma no qual a educação brasileira está passando atualmente em relação, especificamente, na área de merenda escolar. Como abordou nesse domingo (08/05/2011) o Fantástico (Rede Globo), a maneira com que alguns alunos estão passando falta de alimentação adequada em seus lanches.

Segundo o programa, em mais de um mês de investigação, em mais de 50 escolas municipais e estaduais de alguns estados brasileiros, a situação encontrada foi alarmante. Vários alunos sem alimentar corretamente nas instituições escolares, muitas delas, com alimentos de péssima qualidade. Muitos deles, não cumprindo a carga horária adequada de aulas, tendo que ir embora por falta de alimentos. O que a matéria mostrou nesse domingo fere nós, brasileiros, pois retrata a situação de calamidade e desatenção dos governantes em relação à educação de nosso país. Vários alunos passando fome nas Escolas brasileiras. É tão estranho que, alguns governantes mostram dados no qual a educação está em níveis excelentes, mas números são manipuláveis fielmente. Em alguns estados, esses dados não podem demarcar verdadeiramente, o que se passa nas escolas de nosso país. Como pode alunos ser liberados mais cedo das aulas, para as suas casas, sem alimentarem nada nas Escolas? Sabemos que muitos de nossos alunos alimentam somente nas instituições que estudam, diante dos acontecimentos de falta de alimentação ou de alimentos de péssima qualidade, fica a pergunta: O que fazer diante de um fato assim? Para 2011, o governo federal está repassando aos estados e municípios, cerca de três bilhões de reais para a educação. Mas será que esses valores chegarão aos destinos finais? Fala-se tanto em melhorar a educação, mas como conseguir esse grande feito de acordo com as denúncias de corrupção que nosso país enfrenta em relação à merenda escolar? Segundo a matéria da Rede Globo, muitas escolas mostram a realidade no qual milhões de alunos são subordinados em todos os cantos do país. Somente com a mídia abordando e denunciando esses absurdos, foram mais de 50 instituições em pouco mais de um mês de investigação, e pensemos que, imagina se não tivéssemos os veículos de comunicação para abordar e buscar soluções para esses graves problemas sociais? Quantas Escolas faltando alimentos, outras com alimentos vencidos, enfim, é uma situação terrível que nossos alunos estão passando atualmente. Como combater essa corrupção política? Os governantes, não todos, deveriam olhar mais para a educação de nosso país, em relação à merenda, à infra-estrutura das instituições, à formação adequada dos alunos... Atualmente mais de 50 prefeituras estão sendo investigadas pelo Ministério Público com o intuito de combater a corrupção política e seus reflexos na educação. O erro grande está sendo a terceirização da merenda escolar, sem nenhuma fiscalização governamental. Alunos sem alimentar corretamente gera impactos na aprendizagem, o processo de ensino-aprendizagem será afetado de forma intensa. Em 2012, teremos eleições municipais, esperamos pessoas de maior caráter nas cadeiras das prefeituras e câmaras brasileiras. Temos que ter pessoas que preocupem fielmente com nossos alunos, nossos jovens de amanhã e a nossa Pátria num futuro próximo. Nossa educação deve melhorar e muito ainda, em relação à valorização dos professores, às formas de avaliações, a falta de alimentos ou a precária alimentação de nossos alunos... Vivemos em uma educação de utopia, de sonhos mesmo. Dados e dados, somente isso é o que interessa para alguns governantes. Estudar e compreender mesmo o que os alunos estão fazendo nas Escolas é outra história... Até quando iremos caminhar dessa maneira? Espero que essa CORRUPÇÃO POLÍTICA que impera no Brasil, possa ser extinta de nossos noticiários. Um país só progride diante de uma severa valorização da educação. Nossa ferramenta mais importante és o voto, ainda podemos mudar, elegendo pessoas de caráter, de personalidade certa para lidar com o dinheiro público, ainda temos pessoas assim. Eleitores do meu Brasil (cidadãos dessa terra abençoada por Deus), jovens conscientes, vamos pensar e muito em quem votar em 2012!