Assassinato de Osama bin Laden: mais um crime do imperialismo

Não há duvidas de que Osama bin Laden travou uma luta anti-imperialista contra os EUA. A mídia burguesa insiste em apresentar Osama como um terrorista lunático cujo único objetivo é travar uma ''guerra santa'' contra o mundo ocidental ''cristão''. Obscurece a verdadeira causa que levou a organização Al-Qaeda a lançar dois aviões sobre as torres do World Trade Center e desfechar uma serie de ataques sobre os países imperialistas.

É necessário fazer uma avaliação concreta da realidade sem a influência do moralismo pequeno-burguês para compreender as razões políticas desses conflitos. Os ataques da Al-Qaeda constituem uma reação do nacionalismo burguês em resposta à dominação imperialista sobre os países semicoloniais do Oriente Médio. Essas organizações nacionalistas fazem do terrorismo individual um método para reagir à opressão e dominação imposta aos seus países. A violência e a barbárie expressam a decomposição do regime capitalista na sua última etapa de desenvolvimento.

O imperialismo invade países, faz pilhagens, guerras, genocídios, pratica tortura aos opositores e submete a maioria dos países ao atraso econômico/social. Ora, a hipocrisia da burguesia imperialista não tem limites, não se condenam os crimes cometidos pelas potências imperialistas mas a reação dos países oprimidos. Existe uma distinção muito clara entre a violência do opressor e a reação do oprimido à violência. Enquanto o imperialismo cometer pilhagens, partilhar o mundo entre as potências e submeter a maioria dos países ao atraso haverá reação.

O terrorismo individual não pode derrotar o imperialismo

O imperialismo se fundamenta sobre as bases da propriedade privada dos meios de produção e se estrutura nos organismos internacionais de repressão, empresas multinacionais, centros de espionagem, milícias, aparatos governamentais etc. O terrorismo individual resulta apenas num suicidio político impotente, que por si só não pode derrubar regimes e organizar a maioria oprimida para tomar o poder. O idealismo pequeno-burguês é a semente do terrorismo individual. Os ataques a prédios governamentais, parlamentares e diplomatas de nada valem para tomar o poder político e derrubar as bases sobre as quais se ergue a dominação. Somente a organização e mobilização das massas oprimidas pela ação direta pode destruir a dominação imperialista.

O imperialismo é um regime de dominação internacional, não está circunscrito a este ou aquele país capitalista desenvolvido, mas compreende o conjunto de países imperialistas que constituem a dominação da classe burguesa. O terrorismo individual é somente um elemento que reflete a decomposição do regime capitalista.

Qual é a ''guerra contra o terror'' que a burguesia imperialista se refere?

O assassinato de Osama bin Laden não representa o fim do terrorismo individual para o imperialismo. O fato de ter assassinado Bin Laden não significa que o nacionalismo burguês dos países semicoloniais deixará de aflorar e terá um fim. A certeza da burguesia reside na convicção de que onde houver dominação haverá resistência. Os países imperialistas não estarão livres dos ataques enquanto permanecer sua dominação sobre o mundo.

A violência é um dos instrumentos de dominação utilizados para manter o poder político da classe burguesa. Centenas de homens como Osama bin Laden são assassinados a todo instante no mundo inteiro e este fato não é um caso isolado. Trate-se de uma prática comum que foi e será utilizada enquanto durar o modo de produção capitalista. A ''guerra contra o terror'', que, segundo a burguesia imperialista deve continuar, implica afirmar que a sua dominação de classe vai permanecer!

A burguesia não pode condenar Osama bin Laden baseada na sua moral de classe

A burguesia justifica que matar inocentes a sangue frio é um ato covarde e terrorista. Para a burguesia é um ato sujo e pecaminoso tirar a vida dos ''semelhantes''. Osama teria cometido este terrível pecado e de acordo com a justiça burguesa (divina) deveria pagar. E pagou. A própria vida foi o preço. A moral burguesa é tão contraditória quanto a sua própria dominação.

A burguesia que evoca a Bíblia para condenar seus opositores é a mesma que lança seus exércitos para invadir e bombardear países, atirar milhões de trabalhadores na miséria e matar outros bilhões de fome. Com a misericórdia divina e o fuzil da burguesia todos devem conviver ''pacificamente''. A burguesia não pode condenar Osama baseada na sua concepção de mundo. A violência práticada por Osama Bin Laden é a expressão de que o imperialismo conduzirá a humanidade a barbárie social!

Viva a resistência dos povos oprimidos! Viva Osama Bin Laden assassinado pelo imperialismo!