O indivíduo frente a ética nacional

A ética é uma atitude, mas, antes de mais nada, ela nos representa como indivíduos. Por isso, além de uma atitude, a ética é, também, uma concepção de moralidade frente à sociedade em todos os âmbitos: político, social, econômico e cultural.

É certo que, o mundo globalizado estreitou fronteiras, no entanto, como cidadões brasileiros, devemos fiscalizar primeiramente o nosso país. Desde que se começa a estudar política brasileira, é inevitável ouvir sobre os erros cometidos pelos nossos representantes. Existem intermináveis rumores de que desviam verbas, abusam de sua autoridade e no fim, saem impunes.

O grande problema, no entanto, não são as infrações ou os excessos cometidos, e sim, o silêncio indignado da população, que se frusta, mas não traz soluções para este conflito.

O brasileiro ja foi às ruas falar, mesmo quando existia uma ditadura massacrante. Ele tinha consciência do seu poder como eleitor e, acima de tudo, como cidadão. Hoje, a situação se reverteu e ele está escondido em casa, em seus afazeres, apenas movendo-se aos sussuros. Ele se transformou num inerte, mesmo sabendo que há algo errado, não tem coragem ou força de vontade para corrigir.

Em vista disso, pode-se concluir que, o que falta nesse Brasil é ética e consciência de que o cargo de cidadão está acima do de presidente. A solução é simples e está escrita em quase todas as constituições e códigos: "cidadão exercer o seu papel".

Savannah Lopes
Enviado por Savannah Lopes em 18/05/2011
Reeditado em 25/08/2011
Código do texto: T2977902