Terrorismo ou Ideologia ?

As guerras vivenciadas pela humanidade tiveram um cunho ideológico. Mas como não ver algo sujo com o que ocorreu nos campos de concentração nazistas? Matar com a justificativa de superioridade racial, não seria irracional?

O consumismo exacerbado, a cultura de massa , a globalização são meios de suprimir determinadas culturas. O terrorismo seria ou não uma reação a tais processos? É como ocorreu em meio à ditadura com as pessoas que expressavam sua revolta através de assaltos e pichações cabíveis de repressão pela parte dos militares.

É lógico e inegável que o terrorismo não é a melhor forma de resistir à política capitalista. Porém, de que maneira age o capitalismo para os que vão de encontro a sua ideologia? Implementando guerras como forma de redemocratizar, não parece ser uma boa decisão.

A morte de Osama Bin Laden é como se fosse a quebra da ponta do ice-berg, pois o terrorismo é muito maior do que uma pessoa, apesar de personificada como foi Hitler. Não seria o terrorismo resultado do que o capitalismo plantou? É como o agredido reagindo ao agressor em um caso de bullying,pois as grandes potências manipulam as menos poderosas. Seria só uma troca de consoantes entre OBAMA e OSAMA, quem é quem nessa história?

O que mais preocupa é o ícone ter morrido, o que pode culminar em mais atentados terroristas. O legado deixado pelo fundamentalista é real, os grupos terroristas estão espalhados por todos os continentes.

Em dez anos, mais de um trilhão de dólares gastos. Valeu a pena? Não seria mais eficaz investir esse dinheiro para solucionar a última crise que alastrou o EUA? É certo que sim. O que está posto é o “troféu” alcançado. Bin Laden morreu mas o fato não convenceu o mundo de que o terrorismo perdeu.

Outra questão fundamental para a extinção do terrorismo é a tolerância. Em uma publicação do New York Times, sobre o manifesto de Bin Laden, este colocou que se houvesse o fim do fundamentalismo religioso, capitalista e que se houvessem liberdades ideológicas, teria o fim dos ataques ao Paquistão e Américas.

breno vilhena
Enviado por breno vilhena em 23/05/2011
Código do texto: T2987337