Correntes invisíveis

Oi, o tema a seguir foi proposto pelo Enem, e eu tirei 9.5(comentem)

Logo após a nova Constituição, criada em 1988, a qual visava à melhoria da população brasileira,o trabalho é visto como objeto para o desenvolvimento econômico, por isso o trabalhador tem seus direitos garantidos.Preservam-se, então, as políticas adotadas pelo governo de Vargas:redução da carga horária, criação do salário mínimo- ainda que seja incompatível com a realidade- e leis que defendem o Direito trabalhista.Nessa perspectiva, é importante ressaltar que, embora haja tudo isso, ainda há pessoas em péssimas condições de trabalhos, tendo seus Direitos Humanos desrespeitados.

Antes de tudo, é necessário salientar que quão grave é o problema, visto que o sofrimento é agora silencioso.O trabalho escravo é a nova forma de ''escravidão'' na sociedade contemporânea. Ratificando isso,um artigo, publicado em A Folha de S.Paulo,mostrou que o lavrador de Ribeirão recebe- em média-R$2.50 por tonelada de cana cortada,porém, com a mecanização da colheita, o corta-cana derruba hoje 8 toneladas, usando roupas mal-ajombradas, quentes e cobrindo todo o corpo, aponto de o excesso de trabalho levar à convulsão, ao desmaio e até à morte.Essa realidade comprova a passividade para tal'' mal'', ledo engano achar que o tempo resolverá.

Percebe-se, assim, que em muitos casos não há uma punição devida. O autor não é punido não só por ter riquezas, mas também pelo descaso social para crimes afins;mesmo com a existência de várias leis comprometidas em promover o bem-estar do trabalhador e punir quem desrespeitá-las. Foi por meio do respeito aos Direitos Humanos que diversas sociedades se reestruturaram sócio e economicamente.

É necessário, portanto,perceber que;como o trabalho tem papel importante no desenvolvimento de uma nação, desmerecê-lo, ao se tornar trabalhador em escravo, é importante que o Brasil alcance o posto de primeiro mundo. A criação de leis não é o suficiente, visto que medidas afins não têm impedido que muitos trabalhadores tenham sua imagem denegrida, faz-se necessária a denúncia por parte da sociedade e uma rígida fiscalização social a fim de que sejam preservados os Direitos Humanos.Enquanto isso não ocorre,o trabalho escravo, mesmo com a nova Constituição, mamtém pessoas na condição de escravas,com apenas uma[importante] diferença: hoje as correntes são invisíveis.

WandresonRocha
Enviado por WandresonRocha em 27/05/2011
Reeditado em 02/06/2011
Código do texto: T2997162
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.