Etiqueta( Enem2009)

(antes do texto) Oi, pessoal, esta redação cujo tema foi ''O indivíduo em frente à ética nacional'' , espero que gostem da minha ideia''não deu pra ajeitar as margens!Nele eu brinco com o duplo sentido criado no texto de ''etiqueta:uma ética qualquer, e etiqueta:conjunto de boas maneiras...

Infelizmente,a política brasileira sempre foi constituída por falhas, a Corte portuguesa,composta por cerca de quinze mil pessoas,fugindo para o Brasil sob proteção britânica - ao se instalar aqui - proliferavam seus maus costumes.D.JoãoVI deu aos seus familiares repartições públicas desnecessárias,assim o Estado era governado por pessoas inaptas e havia uma má administração do dinheiro público.Nesse contexto, vale ressaltar que ainda hoje a ética não tem espaço devido na política brasileira, o que faz com que muitos brasileiros estejam insatisfeito com seus representantes.

De início,é imprescindível lembrar que a'ética' é vista como fundamentação teórica para que se promova o bem-estar não só público,mas também individual.Dessa forma,ao se analisar a conduta de representantes, para quem a ética deveria ser primordial,dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário,ver-se o descaso por esse ideal filosófico, por parte de muitos deles,então,como forma de revolta,o cidadão brasileiro não tem credibilidade no governo.Prova disso é que,logo após o Supremo Tribunal Federal divulgar,em nota,que mais da metade dos deputados e senadores já estiveram ou estarão envolvidos em fraudes,uma pesquisa realizada pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)revelou que 87% dos eleitores acham a política algo inútil.

Percebe-se, ainda, que ter a corrupção como símbolo de política, é impedir que o Brasil ganhe destaque e respeito nos demais países.Essa 'mancha',como já foi dito,é algo histórico,no entanto crimes como o nepotismo,que segundo o jornal O Globo,é um dos principais no meio político,também já estava presente na época de D.JoãoVI,ou seja, mudaram apenas as épocas, mas os maus costumes são os mesmos.Desse maneira, é crucial o respeito à ética,na prática,a fim de que o brasileiro aja sempre de forma honesta,já que seus líderes transparecem bons exemplos.

É necessário,portanto,observar que uma política justa e séria em resolver os problemas nacionais comuns a todo cidadão, é agir de acordo com a ética,e garantir os direitos da Constituição.Faz-se necessário uma rígida fiscalização por parte do Supremo Tribunal Federal para que sejam,realmente,punidos representantes sem compromisso com o povo,é -também- importante a conscientização da sociedade,informando-se sobre seu candidato,na hora da eleição,evitando,assim,que esse circulo vicioso progrida.Enquanto isso não ocorre,o Brasil terá uma espécie de 'etiqueta' qualquer em seu sistema de governo,num país onde,justamente, do que se mais necessita é etiqueta na sua vida política.

@@@comentem, valeu

WandresonRocha
Enviado por WandresonRocha em 04/06/2011
Reeditado em 26/03/2013
Código do texto: T3014342
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.