Parecer ou ser?

É comum ser insultado ou criticado pelos outros, até por completos desconhecidos. No entanto, a opinião alheia nem sempre é a verdade, por isso não deve ser considerada tão importante. Todavia, muitas pessoas agem somente de acordo com essas opiniões, fazendo unicamente o que os outros esperam e, assim, perdendo sua personalidade.

Grande parte do julgamento que alguém faz é com base somente na aparência de uma pessoa. Com esses ou outros aspectos em mente, muitos já formam uma opinião sobre a pessoa antes mesmo de conhecê-las, por preconceito. Então, essas opiniões não deveriam ser levadas tão a sério. Quando se tem uma boa autoestima, as ofensas não incomodam tanto, pois se sabe que elas não significam nada. Por outro lado, há pessoas extremamente influenciáveis, que uma simples crítica já as fazem mudar totalmente.

O problema está nessas pessoas, que moldam sua personalidade de acordo com o que os outros imagina, que elas sejam. Desse modo, elas ficam completamente sem identidade e vivem previsivelmente. Quem age desse modo errôneo deveria focar-se no que são verdadeiramente, não no que parecem ser. Afinal, se alguém fosse tudo o que os outros pensam que é, teria tantas características que várias até se contradiriam.

Ouvir alguns conselhos e mudar em aspectos que realmente prejudicam a si ou aos outros pode ser bom. Entretanto, alguém mudar suas qualidades é esconder sua individualidade, e fazer isso apenas para corresponder ao que os outros pensam é tolice. Ser imprevisível e diferente pode ser bom e é o que torna cada um único e especial.

Ilovewriting
Enviado por Ilovewriting em 08/07/2011
Código do texto: T3082963
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.