A importância do mar para o Brasil.

Sabe-se que no leito do mar e no subsolo marinho brasileiro abrigam fartos recursos biológicos e minerais, além da costa litorânea possuir intenso tráfego marítimo, nacional e estrangeiro, tão importante para a economia do País.

Dessa forma, a exploração do mar fortalece as expectativas científicas e econômicas do Brasil, pois o torna no cenário político internacional uma nação rica e detentora de incomensuráveis recursos naturais, visto que, o crescimento do país vem atraindo a atenção estrangeira para o investimento nos diversos setores da economia.

Porquanto, no litoral brasileiro trafegam diversas embarcações que movimentam milhões de dólares por ano, igualmente, é a força de trabalho no setor pesqueiro que emprega e sustenta muitas famílias.

Assim, o grande desafio é consolidar a sustentabilidade e abster-se de eventual degradação do ambiente marinho, viés importante para a afirmação e o compromisso com a gestão ambiental brasileira.

Enfim, vale lembrar que pelo mar descobriu-se o Brasil e por ele o país tem buscado sua auto-sustentabilidade. Assim, a vigilância e a prontidão no mar pela Força Naval brasileira é a garantia da consolidação da soberania de um país rico e cobiçado.

Flavio Gomes
Enviado por Flavio Gomes em 11/07/2011
Reeditado em 18/10/2012
Código do texto: T3087689
Classificação de conteúdo: seguro