A DIFÍCIL ARTE DE CONVIVER.

Sabe-se que, nas variadas formas de compreender seu convívio o homem enfrenta um grande desafio. Visto que, cada ser confronta-se com suas atividades ou com seus relacionamentos, em razão da complexa psicologia humana e da diversidade sociocultural do mundo moderno.

O multiculturalismo que, hoje, atribui-se à globalização expõe as disparidades étnicas e culturais da sociedade contemporânea. Logo, o trato constante com diferentes povos deve-se fazer acompanhar da demanda por singularidade e espaço para as diferenças.

Além disso, durante a vida é desenvolvida uma série de relações, tais como, as de amizade, fraternais, profissionais, entre outras. Desse modo, percebe-se que os laços afetivos são fortalecidos quando os indivíduos deixam-se conhecer cada vez mais uns aos outros.

Sendo assim, a psicologia revela o quanto é difícil encarar as adversidades, as intolerâncias e as impaciências, já que cada indivíduo depara-se com um contexto de tomada de decisão entre a tensão do ambiente e a vontade de vencê-los.

Portanto, faz-se necessário que o homem evite os conflitos e encare as inquietudes com prudência e sabedoria. Assim, certo será a sua contribuição para a formação de uma cultura de paz e respeito entre as pessoas.

Flavio Gomes
Enviado por Flavio Gomes em 08/08/2011
Reeditado em 27/07/2012
Código do texto: T3148151
Classificação de conteúdo: seguro