É fácil conhecer-se?

Quando uma pessoa vê-se em uma situação em que tem que falar sobre ela mesma, para apresentar-se, por exemplo, ela nem sempre é sincera. Mas pior do que enganar aos outros sobre sua personalidade é enganar a si mesmo. Com tantas pessoas julgando e criticando todos, é difícil não ficar confuso sobre si mesmo. Porém, essa confusão é prejudicial.

Cada pessoa tem suas qualidades, seus defeitos, seus valores e sua personalidade de um modo geral. São as características e particularidades de cada um, desde as mais superficiais até as mais profundas. É fácil pensar e até compartilhar essas mais superficiais, que não revelam tanto sobre si como alguns gostos, time favorito entre outros. Contudo, a verdadeira individualidade não se resume a isso, e sim às características mais profundos. Essas são aspectos muito mais únicos e, às vezes, até difíceis de admitir para os outros e até para si mesmo. Dificuldades do passado, sonhos, segredos, tudo isso e mais podem ser difíceis de confessar. Seja porque há arrependimentos ou tristezas nessas lembranças ou, muitas vezes, por medo de ser julgado.

A crítica e o preconceito alheio assustam grande parte da população. Por medo de serem consideradas diferentes e tratadas mal, muitas pessoas mentem sobre quem são e se escondem atrás de uma identidade falsa. Há também pessoas que são honestas sobre quem são. Todavia, muitos preconceituosos não as aceitam assim e as fazem sentirem inferiores, pois acreditam que elas não podem ser dessa maneira. A pessoa que sofre toda essa discriminação pode ficar confusa e se perguntar se está mesmo errado ser daquele determinado jeito. E, assim, as mais fracas cedem à população e mudam seu jeito de ser.

Não há real necessidade de se compartilhar algumas coisas com os outros. Tempos difíceis já superados podem muito bem ficar no passado, desde que a própria pessoa já os tenha aceitado. Entretanto, não se deve mentir sobre quem é, pois se estará mentindo para si mesmo. Sinceridade consigo mesmo é o mais importante. E, se houver alguém que não aceite isso, o melhor a se fazer é ignorar essa pessoa e continuar sendo do mesmo jeito que se é.

Ilovewriting
Enviado por Ilovewriting em 09/08/2011
Código do texto: T3149180
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.