A única certeza é a incerteza

Embora, às vezes, pareça que temos controle total sobre nossas próprias vidas, muitas vezes esse controle foge do nosso alcance. Por um lado, quando fazemos escolhas, estamos dando à vida uma chance maior de ser como queremos. Contudo, pensar que ela realmente será assim em todos os aspectos é ilusão.

Todos os dias somos forçados a fazer escolhas, quer seja uma simples decisão, como onde jantar, ou outras mais significativas, como optar ou não pelo uso de drogas. Sejam quais forem, essas escolhas sempre fazem diferença em nossas vidas. É importante ter em mente que se decidir por maus caminhos pode trazer consequências ainda piores, bem como boas escolhas podem trazer bons resultados. Existem diversas possibilidades, portanto, é preciso saber escolher.

Com todas essas opções à disposição, muitas pessoas acreditam que, se fizerem tudo como julgam certo, nada ruim lhes irá acontecer. Pensar assim é um grande erro, pois os acontecimentos na vida de cada pessoa não dependem somente dela. Por exemplo, enquanto alguém dirige cumprindo todas as normas de trânsito, uma outra pessoa pode estar dirigindo sem nenhum cuidado e provocar um acidente. Ou seja, a ação alheia também influencia as nossas vidas. Assim sendo, é ignorância pensar que se tem controle sobre seu futuro, pois ninguém tem.

A vida muda constantemente, seja para melhor ou pior, nós querendo ou não. Não saber o que pode acontecer no futuro não é motivo para desistir do presente, tampouco para parar de fazer suas próprias escolhas. Embora seja inútil tentar planejar tudo, já que sempre existe a possibilidade de ocorrerem imprevistos, é insensato não fazer om máximo possível para que tudo seja como se deseja. E, quando as surpresas vierem, pois virão inevitavelmente, o melhor a fazer é aproveitá-las como oportunidades, sem se deixar abater.

Ilovewriting
Enviado por Ilovewriting em 09/08/2011
Código do texto: T3149419
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.