DO ENEM PARA A VIDA images?q=tbn:ANd9GcTbyRBnlwAdTDHuCYr56PlB8pzerA01ZO4jWzKhGgmUqLT7IL6z

10 DICAS PARA A PROVA DE REDAÇÃO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO QUE SÃO ÚTEIS TAMBÉM NO SEU DIA A DIA.

ATENÇÃO AO QUE SE PROPÕE- UMA LEITURA CUIDADOSA DA PROPOSTA DE REDAÇÃO EVITA QUE O CANDIDO FUJA DO TEMA OU SÓ O TANGENCIE.

EXAMINE A ANTOLOGIA           - TRECHOS SELECIONADOS PELA PROVA CUMPREM A TAREFA DE PROVOCAR A REFLEXÃO ACERCA SA SITUAÇÃO-PROBLEMA EM QUESTÃO.

SIGA AS INSTRUÇÕES             O MÍNIMO DE 8 E O MÁXIMO DE 30 LINHAS ESCRITAS, BEM COMO NÃO ENTREGAR A PROVA À TINTA, PODEM DESCLASSIFICAR O CANDIDATO.

FAÇA UM RASCUNHO               - É NESSA ETAPA QUE SE ORGANIZAM AS IDEIAS PARA QUE SE ORGANIZEM SEGUNDO A ESTRUTURA CLÁSSICA DA DISSERTAÇÃO:

INTRODUÇÃO (APRESENTAÇÃO DA TESE A SER DEFENDIDA);
 
DESENVOLVIMENTO (ARGUMENTOS QUE JUSTIFIQUEM A TESE);
 
CONCLUSÃO (PARÁGRAFO FINAL EM QUE SE EXPÕE UMA SOLUÇÃO OU DESFECHO PARA O TEMA)

NORMA CULTA                         - O DOMÍNIO DA LÍNGUA NÃO IMPLICA NECESSARIAMENTE UM TEXTO REBUSCADO. O IDEAL É QUE SEJA CORRETO E SIMPLES. CONVÉM EVITAR:  PERÍODOS LONGOS DEMAIS E VOCABULÁRIO PEDANTE, BEM COMO CLICHÊS E GENERALIZAÇÕES VAZIAS.

MARCAS DA ORALIDADE          - EXPRESSÕES DA FALA COTIDIANA, COMO -NÉ, OK,TÁ, POR EXEMPLO, NÃO TÊM LUGAR NUMA REDAÇÃO. PALAVRAS OBSCENAS TAMBÉM DEVEM SER EVITADAS, A MENOS QUE INDISPENSÁVEIS AO TRATAMENTO DO ASSUNTO.

SEM INTERNETÊS                    - ABREVIAÇÕES DO TIPO - VC, HJ, TD, ETC., PODEM TIRAR PONTOS DE UMA REDAÇÃO QUE NÃO ESTÁ NA SITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO QUE EXIGE O INTERNETÊS. NENHUM LEITOR É OBRIGADO A ENTENDER A LINGUAGEM DOS COMPUTADORES. CONVÉM NÃO USAR NENHUM TIPO DE ABREVIAÇÃO EQUIVOCADA.

MANTER A PESSOA DO DISCURSO -  CONVÉM MANTER A MESMA PESSOA DO DISCURSO AO LONGO DE TODO O TEXTO- SEJA A 3ª DO SINGULAR( ENTENDE-SE QUE ELA TENHA AGIDO ASSIM...) OU A 1ª DO PLURAL ( VIVEMOS UMA ERA TECNOLÓGICA).
-É ACONSELHÁVEL LER O TEXTO DEPOIS DE TERMINÁ-LO, PARA QUE NÃO PASSEM POSSÍVEIS DESLIZES GRAMÁTICAIS, ERROS DE CONCORDÂNCIA, ETC. ALÉM DISSO REPETIÇÕES E REDUNDÂNCIAS, COMUNS QUANDO SE ESCREVE COM PRESSAS, PODEM COLOCAR A REDAÇÃO A PERDER.
 
EXERCITE                          - ESCREVER E REESCREVER TEXTOS AJUDA A CRIAR HÁBITO.
 
 
  
ProFFrade
Enviado por ProFFrade em 24/08/2011
Código do texto: T3179753
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.