Terrorismo como ferramenta política

Política do Terror

Considerado um dos maiores pesadelos da sociedade atual, o terrorismo tem sido classificado como uma das principais ameaças à humanidade. Caracterizado pela sua imprevisibilidade e dificuldade (ou impossibilidade) de controle, o terrorismo, diferente do que alguns podem pensar, não é um simples ataque ao acaso, mas sim um meio – geralmente desprezível – de propagar ideais, sejam políticos, étnicos, religiosos, entre outros.

Existem grupos de esquerda, de direita, “sagrados” ou religiosos, separatistas, etno-nacionalistas, e muitos outros, com os mais diversos objetivos, desde a luta contra tipos de governo, pela independência, descolonização, contra explorações, até o mais insensato preconceito, como o caso de Breivik, na Noruega.

Essa prática não se resume à atualidade, pois é utilizada como instrumento de luta política desde o século XIX, já com grupos organizados e registros de atentados. Porém, o combate ao terrorismo nos últimos anos não evitou que milhares de atentados ocorressem e outros grupos surgissem, como o ETA, na Espanha, as FARC, na Colômbia, o IRA, na Irlanda do Norte, grupos fundamentalistas islâmicos em países africanos e asiáticos, entre outros.

A morte de Osama Bin Laden, principal representante do grupo terrorista Al-Qaeda, foi um grande passo contra o terrorismo, porém, não se pode pensar que a “guerra contra o terrorismo” está se aproximando do fim. Apesar de muitos acreditarem que essa jamais será vencida, o combate ao terrorismo não é uma tarefa de curto prazo, devendo assim haver muitos incentivos internacionais para alcançarmos a paz e pouparmos muitas vidas.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Estou treinando para a redação do Vestibular, então críticas construtivas e correções são muito bem-vindas. :)