O Pedagogo No contexto empresarial

Um dos fatores que mais me encantam na educação é o fato que ela pode ser vista e aprendida em todos os lugares, o aprendizado é essencial para o nosso desenvolvimento, é com esse conhecimento adquirido na nossa vida que conseguiremos alcançar nossos objetivos e realizar sonhos.

A profissão do pedagogo vem crescendo em vários campos de atuação, seja ela no social, inclusiva ou empresarial, essa ultima com o trabalho sendo realizado diretamente nas empresas, essa que era só função dos psicólogos dentro das organizações vem sendo desenvolvida por estes profissionais que tem em sua carreira o trato com todos os processos educativos, o pedagogo estará na empresa para desenvolver e colaborar para o crescimento da mesma melhorando através de suas ações os seus colaboradores no aspecto cognitivo, motivacional e social.

A pedagogia é uma forma inteligente e madura para o investimento da empresa, as duas visam os mesmos fins, o desenvolvimento e a mudança das pessoas para melhor, esse profissional tem que estar atento a necessidade do mercado, investir no seu conhecimento e sempre se renovar para as mudanças do mundo.

O pedagogo pode levar de sua experiência da educação todos os procedimentos metodológicos, sua experiência em desenvolver pessoas, sua facilidade em transmitir cultura ensinamento e valores, o conteúdo da empresa nessa perspectiva será passado em uma linguagem simples e humanista.

Dentro desse novo contexto que esta o campo do pedagogo não somente no espaço da sala de aula temos a universidade corporativa, inúmeras empresas nos últimos anos investem nesse modelo importado dos estados unidos, elas implantam instituições de ensino em suas empresas visando melhorar e qualificar o seu profissional, essas empresas em sua maioria são multinacionais estruturadas que vem deposita nesse novo cenário um sistemas de trabalho eficaz e um método de ensino moderno , nesse contexto quem melhor que o pedagogo com toda a sua experiência para ministrar e organizar esse conteúdo.

A união dos campos acadêmico e empresarial vem se tornando inevitável com o passar dos anos, nos últimos tempos as empresas estão com o olhar atento à retenção de talentos, o pedagogo deve investir nesse setor se preparando e se aperfeiçoando para essa nova realidade do mundo atual, ninguém melhor que esse quando o assunto em questão é educação seja ela dentro ou fora da sala de aula.

Autor: Diego Rodrigues Silva

Pedagogo e Pós Graduando: MBA em Recursos Humanos.

diegors
Enviado por diegors em 27/09/2011
Código do texto: T3243413