Gerenciamento e Liderança

Muitas vezes pode-se pensar que entre os termos “gerente” e “líder” não há diferenciação, entretanto, faz-se necessário pontuar algumas diferenças que são peculiares entre os dois termos.

O líder é aquela figura, no âmbito empresarial que inova, busca transformações da realidade, muitas vezes, pouco satisfatória da empresa, enquanto que o gerente apenas administra a parte que lhe toca, sem inovar, sem procurar respostas em face das situações e realidades pouco favoráveis da organização.

Sem estabelecer certeza da situação, calcula-se que o líder nasce com essa característica, com essa força motivacional, que poderá ser aprimorada, com o passar do tempo através dos cursos de qualificação e capacitação que serão de grande valia para a sua formação profissional. Deste modo, é provável que alguém com as características de um líder possa chegar a gerente ou a algum outro cargo de relevância, entretanto, o mesmo não se pode dizer a e respeito do gerente, pois nem sempre este chegará a líder.

O líder é um motivado e sempre motiva as pessoas, enquanto que o gerente concentra-se apenas nos sistemas e estruturas, não pensando, deste modo, nas pessoas. Assim, não há como inovar ou transformar realidades se não envolver as pessoas no processo. Portanto, fica claro, que a característica do líder em trabalhar bem com pessoas é de extrema importância para um processo inovador no âmbito empresarial.

Para que haja um impulso firme, satisfatório e transformador de situações e realidades confusas no processo empresarial deverá haver uma associação entre os dois termos, ou seja, o bom gerente deve ser um líder.

Ao aliar a liderança ao cargo de gerência este profissional estará se antecipando e se preparando para o futuro, pois o gerente do futuro desenvolverá bons trabalhos em equipe, capacitará pessoas, valorizará as diferenças, terá visão proativa e promoverá transformações mudando realidades e estará focado na qualidade dirigida ao cliente.

Levando-se em consideração a introdução da tecnologia da informação no processo evolutivo das empresas, observa-se que todo conhecimento que vem a tona logo se torna perecível, o que provoca um enorme desdobramento por parte das pessoas para acompanharem a evolução dos tempos a fim de permanecerem no mercado de trabalho, assim, faz necessária a relevante característica motivacional do líder em diferentes funções.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 30/09/2011
Reeditado em 30/09/2011
Código do texto: T3249243
Classificação de conteúdo: seguro