A IDÉIA DE UMA SEGURANÇA MELHOR

A IDÉIA DE UMA SEGURANÇA MELHOR

Não é sonho pensar em uma Internet mais segura sem perder a privacidade, o primeiro passo seria a criação de uma consciência no bom uso da Internet é preciso ensinar-se o Internauta a Filtrar o que visita na grande rede, isto é, ensinar o Internauta o caminho de uma segura e idônea Rede de Sites que independentes do Tema ou Assunto sejam profissionais sérios preocupados na satisfação do internauta, no conteúdo, no teor e entretenimento do Internauta.

Há hoje em dia com a massificação da Internet e maciça abertura de novos sites a cada minuto fica difícil sabermos quais são os Proprietários de Sites com boas intenções e na maioria das vezes a maioria está mal intencionada.

Todos os Internautas deveriam sem essa aprendizagem ter um maior discernimento quanto àquilo que irão acessar.

Outro ponto delicado neste debate está no fato dos internautas não serem instruídos nos próprios mecanismos operacionais, ou seja, muitas pessoas só sabem se conectar a Internet e usar os programas básicos do Sistema Operacional, contudo a complexidade da informática são desconhecidas.

Às vezes uma infecção na rede pode ser identificadas em pequenos detalhes no acesso à alguns sites, por exemplo, ontem ao acessar um site antes do carregamento total da página visualizei um pequeno comando abaixo do navegador que indicará uma instalação e a criação de um novo diretório em minha pasta do Sistema logo quando vi isso sai imediatamente agora pense no usuário comum ou não leigo não perceberia isto e estaria comumentemente infectado, outra situação peculiar que passei foi quando durante um carregamento de uma página nos links de arquivos carregados visualizei a instalação e andamento do Alexia Toolbar famoso Spyware sai de novo agora um usuário que está no primeiro dia de Internet e num primeiro contato até com a informática estaria infectado.

Certamente deveríamos nos cursos de informática nos preocupar um pouquinho mais na problemática disso com cursos específicos teóricos, práticos e até didáticos sem o contato com o computador discorrendo em tópicos como os vírus mais comuns, o que é um hoax, como somos infectados, as técnicas de profilaxia na rede, como se funciona os programas de proteção, etc; sem isso dificilmente diminuiremos este quadro.

Outra coisa a ser feita é divulgar programas como o Site Advisor da Mcaffe que aconselha e indica os sites confiáveis, links maliciosos, downloads perigosos, enfim ele indica todas vulnerabilidades dos sites da Rede, porém uma limitação desse programa esta no fato dele só funcionar em certos buscadores como o Google que numa pesquisa com vários sites aponta os seguros, inseguros e os não testados.

Teremos também a sintática concepção de que outra forma de minimizar a insegurança na rede é o fator de pouca creditação para pôr no ar sites na rede, a Burocracia tão usada em muitos países em várias áreas é pouco utilizada na Rede que é um campo aberto para todos, não há regulamentações especificas no meu ver para a hospedagem de conteúdo e teor, até nos países de regimes totalitários a burocratização não está voltada para a segurança na rede e sim como censura, ou seja, ninguém se volta para a segurança esta preocupação não há por mais que ditamos isto aos quatros ventos.

Tematizando isto tudo é voltado para uma certa alienação coletiva sobre o tema ninguém auxilia e cria suportes eficientes no nível tecnológico atual teríamos uma condição melhor de acabar com a insegurança na rede, porém como os meios justificam os fins temos que continuar fazendo divagações eternas de como melhorar isto.

A Informática como matéria para melhor usufruir um melhor sistema digitalizado e com a otimização de diversas atividades é obrigado a ser algo que seja seguro e seja levado a prevenção das partes malignas da Rede e também com punições maiores para aqueles que pouco contribuem para seu progresso e com o mau uso feito na rede regride a Informática.

A Informática é um meio que poderia ser menos vulnerável com licenças de conteúdo com registro que seria como um Copyright mais complexo onde todos poderiam disseminar qualquer coisa, porém com o mesmo “Patenteado” e Detalhado com órgãos especializados exclusivamente no controle de qualidade desse conteúdo assim não seria preciso ficar discutindo Leis Ineficientes como aquela que estava sendo discutida no Congresso lembra-se leitor?

Edemilson Reis
Enviado por Edemilson Reis em 23/12/2006
Código do texto: T326486