O FILÓSOFO HOJE

O FILÓSOFO HOJE

Discorrer sobre o papel desse profissional sempre foi complexo. Em todos os tempos serviram como contestadores do senso comum, eles nadam contra corrente e lutam contra oposições da maioria, não são uma minoria por estarem no bico do furacão e sim ser filósofo é um privilégio para poucos, mas como e onde poderemos ver o trabalho destes profissionais hoje?

Digo agora sucintamente, pois levar ao pé da letra todas as suas funções na sociedade destes profissionais leva um bom tempo mesmo que muitos não queiram admitir isto, sobretudo, aqueles que seguem o que está imposto tanto socialmente como ideologicamente.

Engraçado como estes profissionais agem como guias para novas diretrizes que não vemos em nenhuma área mesmo que cada posição “ambitacional” siga as suas os Filósofos impõem novas visões, pioneiras já que a Sabedoria é o bem maior de qualquer área e atitude.

Filosofar no cotidiano é pensar cada passo, esta ligada ao que chamamos planejamento e este planejamento é mais profundo não só está insertado no campo das escolhas como também ao espiritual que tem de estar balanceado para que tudo ocorra em perfeita sinfonia.

Filosofar é conspirar contra todas as imposições injustas, ou seja, os Filósofos nos ensinam a ser críticos e exercermos nossa cidadania contras as coisas que querem nos manipular, sendo críticos iniciamos um processual caminho para abrirmos o próprio horizonte sendo mais conscientes e na sociedade contribuiremos mais e mais por um maior interagir entre pessoas e entre o meio nosso que cerca a todos.

Filosofar hoje é como ser um Ser Especial já que é muito difícil no dinamismo atual termos ainda cabeça suficiente para nos voltarmos para o Eu Interior nos preocupamos muito com o objetivo falso e não para a Razão do Objetivo principal, quando cito objetivo falso quero sublinhar que nossos objetivos e propostas não são conjuntos e sim dispersos e hoje devemos mesmo que não muito incentivados direcionarmos uma harmonia completa entre vida pessoal, profissional, teológica, etc; talvez este esteja compacto para o atual contexto, porém não com o uso devido, aliás, é visto que todos nós precisaremos em alguma parte da vida agirmos filosoficamente.

O Filosofo hoje trabalha em contestamentos fluentes do verdadeiro papel de cada pedaço material ou espiritual já que tudo se interliga.

O Filosofo quer hoje mostrar seu papel como um mestre na exteriorização perdida da melhor maneira de associação e absorção do léxico Sabedoria em todas nossas atitudes no cotidiano.

Edemilson Reis
Enviado por Edemilson Reis em 24/12/2006
Código do texto: T326972