A assertividade

A assertividade é a propriedade de se falar de si, de seus sentimentos, de suas emoções, falar de nós mesmo faz com que passemos para o outro aquilo que gostamos e que não gostamos, ajuda o outro a compreender quem nós somos e tudo aquilo que queremos e não queremos para nossa vida. Ao falarmos nos expusemos para o outro sem máscaras, damos oportunidade para o outro se relacionar conosco sem que as suas atitudes impactem conosco e sem que o julguemos, pois, o outro irá nos conhecer melhor e assim o relacionamento fluirá num grau de elevação e assertividade.

Muitas vezes as pessoas invadem espaços de outros por conta da assertividade, isso não procede, pois, pode-se relatar que assertividade não é julgar ninguém, não é, sob o título da sinceridade, falar coisas desagradáveis para os outros, não é camuflar os próprios sentimentos e emoções como também não é ser passivo diante de certas situações e “bancar a vaquinha de presépio” achando que está tudo bom e maravilhoso, não é aceitar padrões impostos a outros se não concordamos com eles... Contudo, o oposto, ser agressivo diante de situações que não concordamos também não é ser assertivo.

Como nenhum dos dois comportamentos se enquadra em assertividade, o que seria então esse procedimento?

Ser assertivo não é ser passivo e nem ser agressivo, os dois comportamentos comprometeriam em demasia as relações, prejudicariam as duas partes envolvidas. Pode levar as partes a momentos e situações indesejáveis, de caráter irrevogável em ambos poderiam não suportar as carências e prejudicar a auto-estima.

Ser assertivo é solicitar o que você quer de maneira clara, simples e eloqüente sempre com muito respeito às opiniões alheias, respeitando e reconhecendo os seus sentimentos e emoções, expondo diretamente com integridade e honestidade.

Muitas vezes sabemos que precisamos falar de nós mesmos, de nossos sentimentos, porém, estamos sempre esperando à hora certa, o momento ideal, daí surgi à dúvida: quando e como falar? Ao percebermos o momento certo e sabermos como adentrar no assunto consiste a prática da assertividade. Confessamos que reconhecer esse momento ideal e falar com clareza é bastante difícil, fica sempre aquela insegurança, principalmente, se o outro for do tipo individualista e extremo que tudo critica.

Entretanto, segundo texto fornecido em sala de aula de Fátima Conte e Maria Zilah Brandão (p. 7) que relata “perante situações ou pessoas importantes para nós, é sempre melhor persistir” dessa forma pode-se obter o que queremos e então não nos sentiremos mal na situação. Se bem que as vezes insistir sem êxito nos cansa e muitas vezes não se obtém resultado esperado acerca do comportamento dos outros, desistir somente depois de muitas tentativas ao se constatar o individualismo extremo de alguns.

Muitas pessoas têm alguns sonhos, essas pessoas vivem com outras, os sonhos das primeiras pessoas por vezes afastam as outras... As outras sofrem, mas as primeiras têm que prosseguir... Ou muitas vezes as pessoas do grupo dois têm que seguir o seu caminho... Isso tem haver com assertividade.

Dizer o que sente e compartilhar as nossas emoções nada tem a haver com enfrentamento e confronto, saber compartilhar o que sentimos é uma arte e tem nome: ASSERTIVIDADE... Relacionamentos duradouros são embasados no compartilhar dos sentimentos de maneira lúcida com honestidade e respeito.

Ainda vale ressaltar que muito é dito por conta da franqueza e sinceridade, contudo, faz-se necessário pontuar o que é uma coisa e outra:

FRANQUEZA: é quando dizemos o queremos sem pensar, com grossura e sem educação.

SINCERIDADE: é quando falamos a verdade com tato e educação e não magoamos o outro.

Portanto, muito cuidado com esses dois termos e muito cuidado em falar certas coisas que podem magoar por conta de ser assertivo.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 22/10/2011
Código do texto: T3291163
Classificação de conteúdo: seguro